Se antes da bola rolar as casas de apostas colocavam o Real Madrid como provável vencedor do El Clássico, a goleada do Barcelona na casa do maior rival parece ter quebrado a banca e os apostadores, levou a bolada aquele que colocou o triunfo nos catalães.
O Jogo
O retrospecto era a favor do lado merengue, os últimos El Clássico era de vitória do Real Madrid, porém, o Barcelona não quis saber de resultados passados e não tomou conhecimento, a equipe de Hansi Flick aplicou um golpe dolorido no rival aumentou a vantagem na liderança da La Liga.
Em um primeiro tempo onde o Real Madrid dominou e comandou as ações do jogo, o time de Ancelotti chegou a balançar as redes com Mbappé, porém, a estrela francesa estava a frente da defesa catalã e teve seu primeiro gol no El Clássico anulado. O time merengue teve uma sucessão de impedimentos e chances claras de gols desperdiçadas.
Mas foi na segunda etapa onde o plano merengue se desmanchou, no início do segundo tempo Casadó enfiou a bola deixando Lewandowski sozinho e em posição legal contra Lunin, o polonês finalizou com perfeição e colocou o Barça na frente.
E em menos de cinco minutos depois do primeiro gol, o Barça chegou ao segundo após troca de passes, Raphinha deixou com De Jong, o volante tocou para Baldé que teve toda calma e tranquilidade para cruzar na cabeça de Lewandowski que estava completamente livre na área adversária e marcou o segundo na partida e colocando 2 a 0 no placar.
O Barcelona comandava a partida e não dava chances para o rival tentar chegar ao primeiro e há uma possível reação, nem mesmo as alterações de Carlo Ancelotti fizeram efeito, embora o placar desfavorável ao clube merengue forçaram o italiano colocar o time o mais ofensivo possível.
E foi após uma dessas alterações que veio o golpe duro no atual campeão da La Liga. Iñaki Peña bateu o tiro de meta e Lewandowski desviou de cabeça, a bola sobrou nos pés de Raphinha que carregou a bola e entregou na cara do gol para a joia Lamine Yamal, o espanhol dominou e soltou a pancada no ângulo de Lunin e fazendo o terceiro para o Barcelona.
Após o terceiro gol, alguns torcedores merengues foram deixando o Santiago Bernabéu bem abalados com a partida que a equipe mandante vinha fazendo. Contudo, o golpe final ainda estaria por vir. Se no primeiro tempo a cavadinha de Mbappé foi anulada, a de Raphinha foi totalmente legal, o brasileiro recebeu um belo lançamento de sua área defensiva e ganhou de Lucas Vásquez na corrida, e na saída de Lunin a estrela brasileira encobriu o goleiro merengue e fechou o caixão com um golaço.
Recorde Interrompido
Com a goleada no rival, o Barcelona amplia a vantagem na liderança e também interrompe a sequência incrível de 42 jogos, em caso de vitória os merengues teriam empatados o recorde de invencibilidade com o próprio Barcelona que mantém a marca de 43 jogos sem perder.
Alguns Destaques
Com muitos destaques do lado Catalão, o mais improvável deles foi para o goleiro reserva Iñaki Peña que parou o poderoso ataque do Real Madrid e principalmente Mbappé que por diversas vezes viu o arqueiro do Barça defender suas finalizações.
Embora a expectativa era toda para cima de Vini Jr. que é um dos favoritos a levar a Bola de Ouro na próxima segunda-feira (28), é Raphinha que vem tendo maior destaque e fazendo boas partidas, o atacante catalão virou homem de confiança do alemão Hansi Flick e capitão da equipe.
Próximo Compromisso
O Real Madrid agora tem a semana inteira livre para se recuperar da goleada, a equipe da capital espanhola volta a campo no sábado (02), contra o Valencia pela La Liga, às 17h (horário de Brasília).
Já o Barcelona após semana intensa de Champions League e El Clásico, também terá a semana livre e jogará no domingo (03) contra o Espanyol outro clássico, mas esse é o da Catalunha, ao 12h15 (horário de Brasília).