Curitiba chegou nesta quarta-feira (17) a 83% de ocupação dos leitos de UTI adulto e pediátrica. Todo o sistema tem 486 leitos na capital, desses 403 estão ocupados, e 206 são de pacientes com coronavírus.
Conforme a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, até o dia 15 de julho a prefeitura vai disponibilizar 58 leitos extras nos hospitais SUS da capital. Na segunda-feira (15) a taxa de ocupação estava em 78% e aumentou repentinamente.
A secretaria acredita que se a taxa continuar subindo, em duas semanas Curitiba não terá mais leitos disponíveis, o que significa o colapso do sistema. Colapsado, os hospitais não poderão atender outras situações, como infartos ou AVC por exemplo.
+ NOTÍCIAS DE CURITIBA NO 24HORAS
227 leitos são exclusivos para Covid-19. A taxa de ocupação é de 84% com 206 pacientes internados. Outros 259 são para uso geral, e desses, 232 estão em uso.
HOSPITAIS PRIVADOS
A secretaria de Saúde não informa, no entanto, a taxa de ocupação da rede privada de saúde. Ontem, Huçulak disse que os hospitais privados atuam em conjunto com a prefeitura na pandemia, mas não revelou quantos leitos UTI as unidades tem disponíveis, e quantos estão em uso.
Ainda na quarta, Marcia Huçulak disse que 48% dos curitibanos são atendidos na rede privada, e disse que parte das pessoas internadas por coronavírus são clientes de planos de saúde. Mas ela não comentou, no entanto, qual percentual do total representa esse dado.