Interlagos sempre traz ao calendário a possibilidade de uma corrida úmida ou debaixo de muita água, e esse ano não poderia ser diferente. Na tarde de hoje (02/11), a programação era que os treinos de classificação fossem realizados as 15h (horário de Brasília), mas por conta da adversidade climática da região, o Qualy teve de ser adiado.
Mesmo com a espera de mais de uma hora dos pilotos pela liberação da pista, a FIA e os comissários de prova definiram que seria mais seguro a prova ser adiada para a manhã de amanhã, considerando que não há estrutura para chuva no nível da que caiu na zona Sul de São Paulo.
Entre às 15h e às 17h, houve uma tentativa em massa dos fiscais de pista de escoarem a água que havia se acumulado nos cantos das curvas do autódromo, mas o esforço foi em vão. Mesmo com as ranhuras do asfalto, já planejado para situações como essa, não houve uma efetividade grande no escoamento, e por isso o adiamento foi decidido perto das 17h.
Lewis Hamilton em determinado momento disse, em tom de reclamação, se dirigindo a Stefano Domenicali – um dos chefões da FIA – que foi “absurdo terem cancelado o qualy. Vocês deveriam dar condições para corrermos, com pneus melhores e mais estrutura nos boxes”, alfinetou o heptacampeão mundial.
A Qualy foi remarcada para amanhã (03), às 07h30 (horário de Brasília), enquanto a corrida foi adiantada para às 12h30 (horário de Brasília).