Nesta terça-feira (05), o Botafogo recebeu o Vasco no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela rodada 32 do Campeonato Brasileiro. O líder do Brasileirão vinha de uma invencibilidade de nove jogos, enquanto Vasco, em 9° lugar até então, vinha de um retrospecto de duas vitórias em cinco jogos, e sem dar chances para o Cruzmaltino, o Glorioso ganhou de 3 a 0.
Primeiro tempo
Com bola rolando, foram necessários apenas 52 segundos para a primeira falta do jogo, cobrada pelo Botafogo na intermediária e desviada pelo Vasco, levando ao primeiro escanteio, sem resultados. O time de casa estava pra jogo, e seguiu pressionando o gigante da colina, obrigando o goleiro Léo Jardim a ficar atento. Ainda aos 8 minutos, Alex Telles fez um lindo cruzamento para Savarino, que finalizou e abriu o placar com golaço, mostrando o porquê do time estar na liderança.
O Fogão seguiu com ímpeto e foi em busca de mais, com tabelinha de Savarino e Luis Henrique com presente dado pelo time visitante, o camisa 7 ampliou o placar com mais um golaço aos 12 minutos, solidificando cada vez mais a posição do Fogão na tabela. O Vasco, apesar da desvantagem, seguiu vivo no jogo, após levar o segundo gol houveram tentativas e o time até conseguiu finalizações, John teve suas primeiras defesas na partida, mas ainda sem grandes preocupações. Ambos os times conseguiam trabalhar a bola e esperavam apenas uma oportunidade para conseguir mais profundidade e completar uma jogada com gol.
Com um vacilo de Puma Rodrigues, Igor Jesus fica cara a cara com Léo Jardim, porém pensou demais e acabou desperdiçando a chance do terceiro gol do Glorioso. O Cruzmaltino encontrava dificuldades principalmente no meio campo, apelando mais pelo lado direito, dificultando o contato com ataque da equipe. Aos 39 minutos, Igor Jesus da arrancada e é puxado pelo zagueiro João Vitor próximo da área, deixando dúvida sobre possível pênalti, que foi logo resolvida pelo VAR. Com a falta marcada, João Vitor recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. O time de casa ainda conseguiu grandes chances para ampliar ainda mais o placar, a torcida gritava querendo mais um, mas a primeira parte da partida acabou com vantagem 2 a 0 para o Botafogo.
Segundo tempo
Com um jogador a mais, o Alvinegro dominava o jogo de maneira tranquila, enquanto o Almirante, que já sentia dificuldades em se igualar com o rival, precisava evidentemente ao menos tentar segurar o Botafogo e evitar um placar elástico. O atacante Luis Henrique, atual figura central do Botafogo, chamou atenção da equipe médica do time e os preocupou ao mancar no gramado e colocar a mão no joelho. Apesar da vantagem no jogo, o Botafogo se encontrava um tanto quanto perdido, errando passes que irritavam o treinador Artur Jorge.
A primeira finalização do Vasco na segunda parte da partida foi aos 21 minutos, com tentativa de Lucas Piton. As modificações do Fogão vieram logo em seguida, Adryelson saiu com incômodo na coxa esquerda, e junto dele Igor Jesus e Luiz Henrique para entrada de Lucas Halter, Tiquinho Soares e Junior Santos. Não foi preciso muito tempo para as mudanças surtirem efeito, aos 27′, Marlon Freitas encontra Junior Santos, que dá uma cavadinha matadora levando a bola para o fundo do gol e, o artilheiro que estava sem marcar desde julho, ampliava o placar por 3 a 0.
E assim terminou a partida, 3 para o Botafogo e 0 para o Vasco. O Glorioso abriu vantagem de seis pontos sobre o segundo colocado; Palmeiras e o Vasco terminou a partida na mesma colocação, 9° lugar.
Sequência
O próximo compromisso do Botafogo será no próximo sábado (09), também em casa, contra o Cuiabá às 16h30 (horário de Brasilia), enquanto o Vasco visita o Fortaleza, no Castelão também no sábado, às 19h. Ambos pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.