Imagem do anúncioImagem do anúncio

Atlético-MG x Botafogo: Equipes se enfrentam na grande final da Libertadores 2024

Saiba como foi a trajetória de cada equipe até a final em Buenos Aires.

Vinícius Nazza
Por Vinícius Nazza 11 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Atlético-MG x Botafogo se enfrentam na Final da Libertadores 2024

Dia 30 de novembro acontecerá a final da Copa Libertadores da América 2024, principal campeonato entre clubes da América do Sul. A final será no Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, na Argentina. A partida será às 17h (horário de Brasília).

As duas equipes finalistas são Atlético-MG x Botafogo, duas das grandes potências do futebol brasileiro que fizeram uma campanha excepcional, deixando grandes equipes para trás, e pra você relembrar, vamos mostrar pra você um pouco sobre como foi a campanha das duas equipes na competição.

Botafogo

O time que além de finalista da Libertadores pela primeira vez, também é líder do Brasileirão. Atualmente com 73 pontos após vencer o Palmeiras no Allianz Parque deixando a equipe paulista com 70 pontos, o Botafogo busca uma temporada ímpar.

Pré-Libertadores

Na pré-Libertadores, o Glorioso fez 4 jogos. Contra Aurora (Bolívia) e contra o RedBull Bragantino.

  • Aurora 1 x 1 Botafogo (21/02)
  • Botafogo 6 x 0 Aurora (28/02)
  • Botafogo 2 x 1 RB Bragantino (06/03)
  • RB Bragantino 1 x 1 Botafogo (13/03)

Fase de Grupos

Pela fase de grupos, o Fogão ficou em 2º lugar no grupo D, ficando atrás do Júnior Barranquilla (Colômbia) e superando LDU (Equador) e Universitário (Perú).

  • Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla (03/04)

O gol do Fogão foi marcado por Hugo aos 43 minutos de jogo, já os gols do Junior foram marcados por Carlos Bacca aos 13 e aos 41 minutos, e por Gabriel Fuentes aos 28 minutos.

  • LDU 1 x 0 Botafogo (11/04)

O único gol da equipe equatoriana foi marcado pelo Lisandro Joel logo aos 4 minutos da primeira etapa.

  • Botafogo 3 x 1 Universitario (24/04)

Na terceira partida da fase de grupos o Botafogo venceu o universitário com gols de Eduardo aos 47 e aos 92 minutos, e o Luiz Henrique fez o gol que fechou o placar. O Universitário diminuiu com Christopher Olivares aos 94 minutos.

  • Botafogo 2 x 1 LDU (08/05)

O glorioso marcou com Hugo e Júnior Santos e a LDU marcou com Michael Estrada aos 46 minutos da primeira etapa.

  • Universitario 0 x 1 Botafogo (16/05)

O Glorioso venceu a equipe peruana com gol de Jeffinho que recebeu um belo passe de Savarino e conseguiu classificar a equipe para as oitavas-de-final.

  • Junior Barranquilla 0 x 0 Botafogo (28/05)

Na última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Botafogo cumpriu com seu dever e empatou com o Junior Barranquilla.

Oitavas-de-Final

  • Botafogo 2 x 1 Palmeiras (14/08)

Com direito a uma festa incrivel da torcida alvinegra, o Botafogo venceu o Palmeiras com gols de Luiz Henrique e Igor Jesus, enquanto o Palmeiras marcava com Maurício.

  • Palmeiras 2 x 2 Botafogo (21/08)

O Botafogo garantiu vaga nas quartas da Libertadores após empatar com o Palmeiras por 2 a 2, no Allianz Parque. Savarino e Igor Jesus marcaram para os cariocas, enquanto Flaco López e Rony descontaram para o Verdão, que teve um gol de Gustavo Gómez anulado pelo VAR nos minutos finais.

Quartas-de-Final

  • Botafogo 0 x 0 São Paulo (18/09)

O Botafogo empatou com o São Paulo em 0 a 0 no Nilton Santos. O Alvinegro carioca pressionou, acertou duas vezes a trave, mas não conseguiu abrir o placar.

  • São Paulo 1 (4) x (5) 1 Botafogo (25/09)

No tempo regulamentar as equipes empataram em 1 a 1 com gols de Thiago Almada, pelo fogão, e Calleri pelo São Paulo. Nos pênaltis o Glorioso foi mais eficiente e levou a melhor.

Semifinal

  • Botafogo 5 x 0 Peñarol (23/10)

Antes do jogo, cenas lamentáveis. Mais de 200 “torcedores” do Penãrol foram detidos por furto e agressão ao tumultuarem em uma praia no Rio de Janeiro. Em campo, o tumulto foi pelo lado do Botafogo ao marcar 5 vezes contra os uruguaios com gols de Savarino (2), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus.

  • Peñarol 3 x 1 Botafogo (30/10)

No jogo de volta, o alvinegro carioca tomou uma pressão da equipe uruguaia. Os Aurinegros jogaram com os 10 jogadores de linha acima do meio de campo buscando reverter o placar de jogo de ida. Os gols de Jaime Baéz e Facundo Batista não foram suficientes para eliminar o fogão. No fim do jogo, Thiago Almada diminui para o Botafogo.

Com essa campanha, o Botafogo vai a final com 81% de aproveitamento dos jogos que disputou. Foram 7 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.

Atlético-MG

Por outro lado, o Galo vêm com um Campeonato Brasileiro que não é dos sonhos. Atualmente em 10º lugar, o Atlético busca o bicampeonato da competição. O clube foi campeão em 2013 e desde então só não participou da competição em duas edições.

Fase de Grupos

Pela primeira fase da Libertadores, o Galo ficou em 1º no Grupo G com 15 pontos deixando pra trás Peñarol, Rosário Central e Caracas.

  • Caracas 1 x 4 Atlético-MG

Na estreia da Libertadores o galo venceu com tranquilidade o Caracas marcando 3 gols no primeiro tempo com Bruno Fuchs, Guilherme Arana e Paulinho. No segundo tempo Danny Perez diminui para o Caracas mas não intimidou a equipe mineira que voltou a marcar com Paulinho.

  • Atlético-MG 2 x 1 Rosário Central

Na Arena MRV, o Atlético fez um jogo muito intenso. Gustavo Scarpa e Paulinho marcaram para o galo, enquanto Ignácio Malcorra diminuiu para o Argentinos.

  • Atlético-MG 3 x 2 Peñarol

Em uma partida de altos e baixos, Scarpa brilhou com dois gols, seguido de mais um gol do Paulinho que encerrou o marcador pelo lado brasileiro. Do lado uruguaio, Maximiliano Oliveira e Maximiliano Silvera diminuíram a vantagem mineira.

  • Rosario Central 0 x 1 Atlético-MG

O único gol da partida foi marcado por Paulinho aos 41 minutos do segundo tempo. Esse foi o 40º gol do atacante defendendo as cores do galo.

  • Peñarol 2 x 0 Atlético-MG

Mesmo com um primeiro tempo muito movimentado, o jogo foi ao intervalo no 0 a 0. No segundo tempo, a equipe uruguaia dominou as ações ofensivas e passou a frente no placar com gols de Lucas Hernández e de Maxi Silvera.

  • Atlético-MG 4 x 0 Caracas

Com um jogador a mais desde os 9 minutos do primeiro tempo, o galo conseguiu impor seu ritmo dentro de casa e venceu com tranquilidade os venezuelanos com gols de Hulk, Alisson Santana e Pedrinho indo duas vezes ao marcador.

Oitavas de Final

  • San Lorenzo 1 x 1 Atlético-MG

Os donos da casa abriram o placar logo aos 17 minutos com gol de Alexis Cuello. No segundo tempo, a equipe de Gabriel Milito voltou com a cabeça no lugar e conseguiu empatar o jogo com seu artilheiro, Paulinho. Com esse empate, o galo dependia apenas de uma vitória com 1 gol de diferença.

  • Atlético-MG 1 x 0 San Lorenzo

Em uma cobrança de falta, Scarpa cruza na boca da área, Battaglia cabeceia para abrir o placar e classificar o Galo para a próxima fase.

Quartas de Final

  • Fluminense 1 x 0 Atlético-MG

O Atlético começa tomando um susto no primeiro jogo das quartas de final. Após um jogo muito truncado, o Fluminense consegue marcar com Lima aos 87 minutos. Dessa forma, o galo precisava vencer por 2 gols de diferença em sua casa.

  • Atlético-MG 2 x 0 Fluminense

Após enfrentar 90 minutos muito complicados, o galo conseguiu impor seu ritmo e dominou o jogo de volta aproveitando o fator casa. Com um herói um tanto quanto inesperado, Deyverson, marca duas vezes e classifica o Atlético para a semifinal da principal competição da América Latina.

Semifinal

  • Atlético-MG 3 x 0 River Plate

O galo consegue abrir uma vantagem grande contra o River Plate em casa com dois gols de Deyverson e um de Paulinho. Porém o jogo de volta era no Monumental de Nuñez, que além de ser a casa do River, é também o palco da final da competição.

  • River Plate 0 x 0 Atlético-MG

Com o placar a seu favor, o galo aproveitou e soube impor seu poder defensivo de forma que, mesmo contando com o fator casa, os argentinos não conseguissem dominar a partida e sair a frente do placar. Dessa forma, o Atlético avança para a final para enfrentar o Botafogo.

Com isso, a campanha do galo da massa foi de 12 jogos, 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, tendo 72.2% de aproveitamento na competição.

Retrospecto

As duas equipes já se enfrentaram 84 vezes, sendo 27 vitórias para o Atlético-MG e 36 triunfos do Botafogo. Ao todo foram 21 empates entre os brasileiros.
Foram 132 gols marcados pelo Botafogo e 110 gols feitos pelo Atlético-MG.

Prováveis escalações

Atlético-MG (Gabriel Milito)

Everson, Lyanco, Battaglia, Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco, Fausto Vera, Scarpa, Deyverson, Paulinho e Hulk
Desfalques: Zaracho e Cadu (ambos no departamento médico)

Botafogo (Arthur Jorge)

John, Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore, Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus
Desfalques: Mateo Ponte (suspenso) e Bastos (lesionado)

Ficha técnica

Local: Monumental de Núñez
Data: 30/11/2024
Horário: 17:00 (Horário de Brasília)
Transmissão: Dimensão Esportiva

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.