O medalhista olímpico Augusto Akio, conhecido como Japinha, comentou com grande entusiasmo o crescimento do skate no Brasil. Na Super Finals (STU), que aconteceu nesse final de semana, o skatista foi questionado sobre ser inspiração para a nova geração skatistas e sobre a influência da união dos praticantes do Skate no crescimento da modalidade no país.
Em relação a ser uma referência para os mais jovens, Japinha se diz honrado e fala a importância do STU no inicio de sua carreira.
É uma honra mesmo fazer parte de isso tudo, fazer parte do STU que também fez parte da minha caminhada, da minha formação como atleta, para que eu adquirisse experiência de campeonatos, de competições para está aí representando o Brasil fora do país.
Além disso, o skatista projeta um grande potencial nos skatistas que estão se formando.
Eu acredito que tem muito potencial, essa nova geração que tá vindo, graças a esse circuito que pode unir a galera, reunir todo mundo no mesmo lugar e na mesma hora para confraternizar essa energia do skateboarding.
O skate esta crescendo ano após ano, tendo várias competições acontecendo de forma simultânea, e atraindo cada vez mais o público nos eventos e transmissões nacionais. Tendo uma comunidade fiel e unida com mais pessoas interessadas, resulta nessa grande crescente no esporte, questionado sobre a importância dessa comunidade o Japinha revela que o resultado que o Skate tem hoje é parte da comunidade.
Aonde nós estamos agora é a consequência, é o reflexo dessa união do skate, porque mesmo com tantas dificuldades se manteve viva, manteve a chama acessa e cresceu até chegar ao ponto que estamos hoje e sabe lá onde podemos chegar futuramente.
Akio disputou a STU e chegou na final sendo o segundo na sua bateria com 82,83 pontos, e terminou a competição no pódio em 3° lugar com 86,27 pontos, atrás de Dan Sabino e do campeão brasileiro Kalani Konig, com 89,00 e 90,96 pontos respectivamente.
Você pode ver a entrevista completa no fim da matéria e também nas redes sociais do Portal I24.