A Prefeitura de Londrina deve encerrar nesta quinta-feira (30) a última bateria de testagem em massa para Covid-19 nos 22 asilos conveniados e particulares, cujos procedimentos foram iniciados no dia 7 de julho. Falta apenas uma instituição, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Ele participou de uma entrevista coletiva on-line juntamente com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, na tarde desta quarta-feira (30)
Os exames atendem uma orientação do Ministério Público e vai atingir um público de 1018 pessoas entre internos, profissionais de saúde e voluntários. Foram realizados, até o momento, 916 testes, dos quais 500 em idosos e 416 em funcionários das instituições particulares e conveniadas.
Desde o início da testagem em massa houve três novos óbitos de idosos, ocorridos entre 6 e 21 de julho. Com isso, os asilos de Londrina registram 11 mortes e o afastamento de três funcionários que testaram positivo para o coronavirus.
Os procedimentos iniciaram-se em uma instituição particular que, entre maio e junho, registou oito óbitos de Internos. “Na próxima semana será realizada outras duas baterias de exame , que irão atestar se podemos decretar o encerramento do surto”, frisou o secretário Felippe Machado.