Vereadora propõe merenda vegana e vegetariana em Curitiba

Derick Fernandes
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Se depender da vereadora Maria Letícia (PV), a merenda escolar de Curitiba poderá contar com alimentação vegana e vegetariana, conforme projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta é proporcionar a alimentação adequada para as crianças de famílias vegetarianas e veganas quando mães, pais ou responsáveis solicitarem.

O projeto de lei instituindo o Programa Municipal de Merenda Vegetariana e Vegana propõe a também a realização de palestras, eventos e seminários devem ser incluídos nas atividades pedagógicas das escolas para promover informações sobre alimentação, saúde, meio ambiente e sustentabilidade.

Na justificativa, a vereadora destaca o artigo 12 da Lei Federal 11.947/2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e estabelece o seguinte: os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo nutricionista responsável com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada.

Maria Leticia considera que o veganismo e vegetarianismo estão além da convicção pessoal de cada pessoa e que eles influenciam o maior consumo de verduras e legumes, colaborando para uma alimentação saudável. E que, além disso, trata-se de uma filosofia de vida que não compactua “com a produção extensiva de carne que causa muito sofrimento animal e um grande impacto ambiental”.

Compartilhe