Copinha 2025: Início da 55ª edição com novidades e muitos gols

Resultados do primeiro dia de jogos: vitórias e empates marcam a abertura da fase de grupos

Vinícius Nazza
3 min de leitura
(Foto: Federação Paulista de Futebol/Divulgação)
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O Ano Novo chegou e o futebol brasileiro está de volta. Nesta quinta-feira (02), aconteceram os primeiros jogos da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa “Copinha”. A Federação Paulista de Futebol anunciou que a Arena Mercado Livre Pacaembu será o palco da grande final do torneio, que será no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo. A 55ª edição do campeonato de base mais tradicional do país começou com algumas das equipes da elite brasileira em campo, como Botafogo, Mirassol e Cruzeiro (atual vice-campeão da competição). Vale lembrar que o atual campeão da Copinha é o Corinthians.

A competição é composta por 128 equipes, divididas em 32 grupos (com 4 times em cada chave) e 32 sedes. Para a fase de mata-mata, serão classificados apenas os 2 primeiros de cada grupo. Esta edição conta com 20 novos times, sendo eles:

América (Sergipe), Araguaçema (Tocantins), Azuriz (Paraná), Bandeirante (São Paulo), Barra (Santa Catarina), Capitão Poço (Pará), Cruzeiro (Paraíba), Dourados (Mato Grosso do Sul), Estrela de Março (Bahia), Ferroviário (Ceará), Força e Luz (Rio Grande do Norte), Jaciobá (Alagoas), Marcílio Dias (Santa Catarina), Mazagão (Amapá), Monte Roraima (Roraima), Operário (Mato Grosso do Sul), Referência (São Paulo), Santa Cruz (Acre), Santa Fé (São Paulo) e União Araguaiense (Tocantins).

Copinha 2025 começou nesta quinta feira

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Apostas

Essa edição da Copinha conta com um veto do Governo do Estado de São Paulo, que proíbe a presença de casas de apostas estampadas nas camisas, nos letreiros de propaganda e proíbe qualquer forma de apostas envolvendo as partidas da competição em todas as plataformas de jogos e apostas online. Confira abaixo a nota da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda:

Ressalta-se a importância de proteção deste público vulnerável: crianças e adolescentes. O aumento da popularidade dos jogos de apostas apresenta desafios, especialmente em relação à publicidade direcionada aos jovens, considerada publicidade abusiva e, portanto, proibida. A juventude é uma fase de desenvolvimento cognitivo e emocional, em que os jovens estão mais suscetíveis a influências externas. O evento esportivo da Copinha não pode se propor a associar jovens atletas ao mercado de apostas por meio de patrocínios estampados nos uniformes, a ser um espaço para estimular os jovens a apostar, ainda que indiretamente, sob pena de incentivar o desenvolvimento de comportamentos de risco, dependência e até mesmo endividamento, afetando negativamente a saúde mental dos jovens, suas relações sociais e seu desempenho acadêmico.”

Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira:

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