David Lynch era um diretor lendário do filme Cidade dos Sonhos (2001) e da série Twin Peaks (1990). David era conhecido por contar histórias surrealistas e sombrias e um humor variável.

O cineasta recebeu quatro indicações ao Oscar ao longo de sua carreira. No ano de 1977, Lynch ficou conhecido com o seu primeiro longa-metragem, Eraserhead. Em (1980), foi contratado para escrever e dirigir O Homem Elefante, protagonizada por John Hurt e Anthony Hopkins.
David foi indicado ao Oscar pela direção do noir surrealista Veludo Azul (1986). Em 1990, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, com o filme Coração Selvagem. E no mesmo ano, o David deu uma reviravolta na TV Americana com a estreia da série de mistério Twin Peaks. A série relata a morte de uma colegial (Sheryl Lee) em uma cidade pequena. A trama conquistou status cult, logo após o cancelamento na segunda temporada.

A série acabou ganhando o filme Twin Peaks: Os últimos dias de Laura Palmer (1992). Após 25 anos, teve uma nova temporada (2017). Lynch ficou mais conhecido pela obra de suspense com ares surrealistas, Cidade dos sonhos (2001), o filme alcançou a atriz Naomi Watts de King Kong e 21 gramas. O diretor também costumava fazer participações como ator, e o mais recente foi Os Fabelmans (2022).
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas em 2024 o diretor revelou que foi diagnosticado com efisema pulmonar. O cineasta fumava desde os seus oitos anos de idade. A doença foi o motivo por não continuar a dirigir as produções presencialmente.