O São Paulo venceu a Portuguesa de virada, por 2 a 1, com gol de Ryan Francisco no último minuto de jogo, na noite desta quarta-feira (29), no Estádio do Pacaembu, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O Tricolor se isolou ainda mais na liderança do Grupo C da competição, somando agora doze pontos e permanecendo à frente do Novorizontino (6), Noroeste (6), e Água Santa, com apenas 4 pontos.
Mesmo a partida tendo que ser paralisada aos 3’ minutos da primeira etapa, por conta de uma queda de energia em parte dos refletores do estádio, as duas equipes mantiveram o foco para a retomada do jogo e fizeram duelo equilibrado no clássico Norte-Sul Paulistano.
Como foi o jogo?
O equilíbrio de meio campo durou nos minutos iniciais da partida, onde ambas as equipes começaram com dificuldade de infiltrar o sistema defensivo uma da outra, mas o que se via era uma portuguesa que quando perdia a posse de bola, fazia pressão imediata na defesa adversária e buscava preencher os espaços para induzir os jogadores do São Paulo ao erro.
Depois de um passe errado de Bobadilla na intermediária, depois da pressão da Lusa, o atacante Renan saiu cara a cara com o goleiro Jandrei e com um toque por cima, conseguiu abrir o placar aos 13’ minutos do primeiro tempo, fazendo valer o sistema de jogo adotado pelo técnico Cauan.
Com a saída em desvantagem no placar, o time de Zubeldía, que entrou em campo com uma escalação alternativa, começou a tomar conta das ações ofensivas da partida, buscando o empate ainda na primeira etapa. Foi em uma jogada em profundidade pela direita que o camisa 33 Erick, tentou cruzamento e a bola pegou na mão do defensor rubro-verde, aos 21’ minutos; o VAR chamou e o árbitro Matheus Candançan assinalou pênalti para o tricolor, que foi convertido em cobrança de André Silva, batendo no ângulo direito do goleiro da Lusa.
Após o gol de empate, o São Paulo foi ainda mais incisivo em busca da virada e conseguiu boas chances com um chute de fora de Bobadilla aos 28’ e em jogada que sobrou no pé de Marcos Antônio dentro da área, mas desperdiçou pra fora.
Nos acréscimos da primeira metade da partida, André Silva chegou a marcar mais um, aos 50’, mas foi anulado pelo VAR, pois o atacante que recebeu cruzamento da direita, acabou dominando a bola com a mão, antes de mandar para o fundo da rede.
Um segundo tempo mais emocionante
A Portuguesa voltou para a segunda etapa melhor do que o São Paulo, criou mais chances e fez com que Jandrei trabalhasse mais, porém não conseguiu chegar ao segundo gol. Até os 20’ minutos do segundo tempo deu mais quatro chutes a gol, mas permaneceu no empate.
O atletas são-paulinos voltaram a ser ofensivos no jogo em meados dos 28’ minutos da segunda metade, aos 22’ em boa jogada de ruptura pela esquerda, Ferreirinha recebeu só contra o goleiro Rafael Santos, tentou tirar do ângulo do goleiro na saída dele, mas ela fugiu muito e o chute acabou acertando a trave esquerda da Lusa.
Descontente com o placar, o técnico tricolor resolveu botar em campo a joia da base que foi artilheiro na Copinha desta temporada, Ryan Francisco entrou aos 37’, praticamente no final e com sua estrela mudou o jogo. O garoto de apenas 18 anos, fez boa ruptura na defesa rubro-verde, já no último minuto de acréscimo, recebeu lindo passe por cima e com a esquerda mandou a bola para as redes, virando a partida para os são-paulinos.
Sequência
Com os três pontos o São Paulo se distancia ainda mais do Novorizontino no grupo C do Paulista, engatou uma sequência de três vitórias na competição e agora se prepara para encarar o Santos no próximo sábado (01), na Vila Belmiro, às 20h30 (de Brasília), em jogo que pode indicar o retorno de Neymar ao alvinegro praiano.
Já a Portuguesa se concentra para enfrentar o Botafogo-SP também no sábado (01), às 16h (de Brasília), no Estádio Mercado Livre Arena Pacaembu. Os jogos serão válidos pela sexta rodada da primeira fase do estadual.