No último sábado, 01 de fevereiro, em votação secreta em cédulas de papel, foram eleitos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PA) foram eleitos depois de uma votação secreta feita em cédulas de papel.
O Senado Federal
O senador Davi Alcolumbre foi escolhido como novo presidente da Casa até fevereiro de 2027. Ele foi eleito com 73 de 81 votos dos senadores. A reunião foi aberta por volta das 10h da manhã e o resultado oficial saiu as 15h19.
Na disputa, Davi derrotou o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) que tiveram quatro votos cada um. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thonicke (Podemos-MS) que estavam inscritos como candidatos, retiraram suas candidaturas durante a reunião preparatória em seus discursos de apresentação das propostas.
Davi Alcolumbre sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que presidiu o Senado nos últimos quatro anos. Está é a segunda vez que ele ocupa o cargo, sendo a primeira entre 2019 e 2021.
+Acesse nosso canal do Whatsapp
+Acesse nosso canal do Telegram
A Câmara dos Deputados
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara para os próximos dois anos. O parlamentar foi escolhido em primeiro turno com 444 dos 513 votos possíveis. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hatten (Novo-RS) que teve 32 votos e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) que obteve 22 votos. Outros dois restantes foram em branco.
O parlamentar foi apoiado por um grupo formado por 17 partidos e 494 deputados. O bloco é composto pelos partidos: PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Aos 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara dos Deputados. Atualmente exerce o quarto mandato como deputado federal sendo o mais votado na Paraíba em 2022 com mais de 150 mil votos.
A primeira vez que Hugo Motta tomou posse na Câmara em 2011 foi eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo. E como Presidente da Câmara também está na idade mínima para ocupar a presidência da Republica, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Presidente parabeniza novos chefes do Senado e Congresso Nacional
O chefe do Executivo destacou os dois novos presidentes e afirmou que um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Além de defender a democracia e construir um país mais desenvolvido e menos desigual, Lula também os convida a dar oportunidades para todo o povo brasileiro. “Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, completa o presidente da Republica.