O Brasileirão Feminino da Série A1 começa neste sábado (22), com algumas partidas da primeira rodada sendo disputadas nesta data. Internacional e Bahia se enfrentam às 16h (horário de Brasília), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
As Gurias Coloradas reencontram as Mulheres de Aço após 2 anos e contam com o retrospecto a seu favor: em dois jogos, duas vitórias, ambas pelo Brasileirão Feminino. Além das duas vitórias, o Bahia nunca marcou um gol contra a equipe do Internacional.
O primeiro embate ocorreu na segunda rodada do Brasileirão de 2021, no Pituaçu, onde as Gurias Coloradas venceram por 2 a 0, com gols de Isabela e Wendy.
As equipes se reencontraram na 12ª rodada do Brasileirão de 2023. Desta vez, no Estádio do Vale, o Inter goleou por 3 a 0. Tamara Bolt e Belén Aquino, com dois gols, balançaram as redes.
Prováveis Escalações
Inter: Tainá; Ketlin (Lorranny), Bruna Benites, Fefa Lacoste (Leticia Debiasi) e Katrine; Gabi Morais (Capelinha), Julia Bianchi e Rafa Mineira; Belén Aquino, Paola Pereira e Anny Marabá. Técnico: Jorge Barcellos.
Bahia: Dida; Mila Santos, Aila, Tchula e Suelen; Vilma, Mari Pires e Ju Oliveira; Ellen (Ary), Kaiuska e Cássia. Técnico: Felipe Freitas.
Onde assistir
A transmissão da partida ainda não foi divulgada.
Arbitragem
Marianna Nanni Batalha (SP), auxiliada por Estefani Adriati Estrela da Rosa (RS) e Ariela Duarte da Silveira (RS).
Mudanças para a temporada das Gurias Coloradas
O elenco das Gurias Coloradas sofreu algumas mudanças desde o fim da última temporada e agora conta com 29 jogadoras. São 11 reforços, 16 jogadoras que permanecem e duas jogadoras promovidas da base.
Dentre os reforços, o grande destaque é a volante Julia Bianchi. Com 27 anos, a meio-campista vinha jogando no Chicago Stars, nos Estados Unidos, e tem passagens pela Seleção Brasileira, incluindo a participação nas Olimpíadas de 2020. A volante teve procura por alguns outros clubes como Corinthians e Palmeiras, mas optou por fazer parte da equipe do Internacional.
Entre as atletas que seguiram em Porto Alegre, a grande estrela é a atacante uruguaia Belén Aquino, de 23 anos. No Inter desde 2023, a camisa 11 marcou 23 gols em 59 partidas, sendo a maior artilheira do elenco atual.
Mudanças para a temporada das Mulheres de Aço
As Mulheres de Aço garantiram o acesso na última temporada ao conquistarem o título da Série A2. Para este ano, o elenco passou por uma reformulação. Algumas jogadoras, como a zagueira Hilary, as meio-campistas Jaqueline e Lane, e as atacantes Kamile Loirão e Leticia, não permaneceram no clube.
Em contrapartida, o Tricolor se reforçou no mercado para repor essas saídas. O principal nome é a atacante Cássia, ex-Grêmio. Aos 30 anos, ela deixou as Gurias Gremistas após 71 jogos, 31 gols e 15 assistências.
Além dela, o Bahia contratou a lateral Yasmin (ex-Juventude), as zagueiras Camila Barbosa (ex-Olimpia-PAR) e Natalie Nalon (ex-Botafogo), as meio-campistas Mari Pires (ex-Cruzeiro) e Helô (ex-Athletico-PR), e as atacantes Gica (ex-Flamengo), Rhaizza (ex-Beylerbeyi-TUR) e Wendy Carballo (ex-Peñarol-URU).
Ingressos
Os torcedores deverão fazer o check-in no Mundo Colorado e levar 1kg de alimento não perecível para ter acesso ao Sesc.