O Barcelona goleou o Borussia Dortmund nesta quarta-feira (09) por 4 a 0, e leva vantagem para o jogo de volta das quartas de final da Champions League. A partida que aconteceu no Olímpic Lluís Company contou com uma atuação sensacional do coletivo do Barça, e principalmente, do trio de ataque, Lewandowski, Raphinha e Yamal. O polonês marcou dois gols e levou o prêmio de Homem do Jogo. O brasileiro Raphinha foi às redes uma vez e assistiu seus companheiros duas vezes. Yamal foi o autor do último gol.
Primeiro tempo
O time do Barcelona começou o jogo pressionando o Borussia. A equipe visitante encontrou muita dificuldade com a linha alta de Hansi Flick, e acumulou lances perdidos e faltas. Até que aos 25 minutos, em uma bola cruzada, Cubarsí cabeceou e Raphinha, em um carrinho, empurrou a bola pro gol centímetros antes de entrar nas redes da muralha amarelo. O VAR semiautomático validou o gol do brasileiro que marcou pela 12° vez na competição, e ampliou o recorde como único brasileiro a marcar mais gols em uma só edição de Champions League.
Após o gol, o Dortmund não sentiu, e foi para cima. Guirassy poderia ter empatado o jogo, mas sozinho, furou a bola e fez um arremate que ficou pelo lado de fora da rede.
O primeiro tempo ficou no 1 a 0, mas com cara de que merecia mais.
Segundo tempo
A equipe da casa voltou à campo com sede de gol, e não demorou a abrir o placar. Aos 3 minutos, após levantamento de Yamal, Raphinha escora de cabeça para Lewandowski balançar as redes, também de cabeça.
A equipe alemã ficou atordoada e completamente desorganizada após o segundo gol. Isto resultou na bola na trave de Fermín, que foi o assistente do terceiro gol do Barça, e o segundo de Lewa na partida. Lewandowski atingiu a marca de 29 gols em 28 jogos contra o Borussia.
O Barça perdeu diversas oportunidades, mas faltava o gol do terceiro jogador do trio de ataque, e veio. Aos 33 minutos Yamal recebeu um passe de Raphinha e fechou o baile do time blaugrana para cima do time alemão.
A partida ainda contou com a volta de Ansu Fati. O camisa 10 não atuava a 95 dias e entrou no lugar de Lamine Yamal.
Jogo de volta
O jogo de volta acontece na próxima terça-feira (15), no Estádio Signal Iduna Park, na Alemanha, às 16h (Horário de Brasília).