A Guarda Municipal de Londrina e a Polícia Militar vão ficar responsável pela fiscalização na cidade do cumprimento do decreto que determina toque de recolher em todo o estado do Paraná.
A medida passa a valer a partir das 23h de hoje até as 05h. Pelos próximos 15 dias as cidades do estado terão que cumprir a regra, assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD).
O decreto é uma tentativa do governo em frear a disseminação da Covid-19 e inibir aglomerações, principalmente aquelas com bebidas alcoólicas, que habitualmente são maiores à noite, por conta de bares e casas noturnas.
O Paraná está em alerta para o crescimento dos casos da doença. Duas cidades do estado, Maringá e Curitiba, estão com acentuado crescimento de diagnósticos positivos. No caso de Curitiba, quase 100% dos leitos de UTI estão ocupados.
FISCALIZAÇÃO
A Polícia Militar de Londrina por meio do 5º Batalhão e a 4ª Companhia informaram que os direitos fundamentais do cidadão serão respeitados, e que inicialmente, abordagens podem acontecer na intenção de orientar o cidadão a ir pra casa.
Porém, também há a opção da elaboração de um boletim de ocorrência, caso a orientação seja desrespeitada, e em casos mais graves, o cidadão pode ser levado à delegacia.
Abordagens também acontecerão a veículos que estiverem transitando fora de hora, exceto aqueles que estejam a caminho de hospitais, farmácias ou postos de saúde, ou ainda que pertençam pessoas que estejam a serviço da segurança pública ou em trabalhos essenciais.