A cidade de Curitiba será uma das primeiras a receber a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Nesta segunda-feira (07), o prefeito Rafael Greca (DEM) anunciou parceria com o Governo de São Paulo para aquisição de doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butatan em convênio com a empresa chinesa Sinovac.
O governador de São Paulo, João Dória, confirmou que aceitou a proposta da prefeitura de Curitiba para a compra das doses, suficientes para imunizar boa parte da população da capital paranaense. O Governo do Paraná não se pronunciou sobre a antecipação da prefeitura de Curitiba na questão da vacina.
Dória reforçou que o Butatan deve produzir 4 milhões de doses extras para serem vendidas à outras regiões do país. Além de Curitiba, o Rio de Janeiro também deve adquirir a vacina.
Greca disse que recebeu ligação de João Dória confirmando a reserva para a capital do Paraná. Em Curitiba, a vacinação deve começar pelos profissionais de saúde.
“Se a Anvisa permitir, renovo o meu interesse em adquirir esta Coronavac e qualquer outra vacina que for disponibilizada. Curitiba compactua ao esforço para que o Brasil tenha um amplo plano nacional de imunização popular, para libertar o país mais rápido dessa provação”, declarou Greca nas redes sociais.
Curitiba, no entanto, não divulgou uma data prevista para iniciar a vacinação.