Começaram a aparecer os novos nomes que devem integrar a segunda gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP) em Londrina. José Roberto Behrend deve ser substituído na Secretaria do Meio Ambiente pelo ex-chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Ronaldo Deber Siena, que disputou as eleições 2020 como candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL).
O partido de Ronaldo é o mesmo do presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura, e também faz parte do time de partidos nanicos com influência de Ulisses Sabino, que preside o PL e tem ainda correligionários no Patriotas, PTC e Solidariedade.
Ronaldo Siena ocupou cargo de secretário na Secretaria de Agricultura e Abastecimento ainda em 2019. Siena tem especialização em Análise e Educação Ambiental em Ciências da Terra, pela UEL, além de outras capacitações na mesma área. Foi gerente de Bacia Hidrográfica e Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná. Também foi chefe do escritório regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
DESTINO
José Roberto, por sua vez, deve deixar de ocupar um posto na gestão. Enquanto secretário, ele foi pouco efetivo e mostrou baixo desempenho em assuntos críticos da SEMA, como por exemplo o Parque Arthur Thomas, que sedia a secretaria, e encontra-se em estado de desleixo.
Por outro lado, como ponto positivo, o secretário resolveu o problema da retirada dos tocos de árvores na cidade – oque foi chamado pela SEMA de “destoca”.