Desde a invasão russa na Ucrânia, mais de 1 milhão de cidadãos ucranianos foram obrigados a evacuar do seu país, buscando refúgio em outros países.
Com toda essa turbulência entre os países, o Airbnb, uma plataforma de aluguel e hospedagem online, ofereceu moradia temporaria e gratuita para até 100 mil refugiados da Ucrânia.
O Airbnb.org, a parte sem fins lucrativos da plataforma que desenvolveu a iniciativa. As hospedagens serão na Polônia, Rômenia, Alemanha e Hungria, países que compartilham fronteiras ou estão próximas do território da ucraniano.
Em menos de uma semana, pelo menos 300 mil refugiados do país já entraram na União Europeia após a invasão da Rússia. Infelizmente, a tendência é que essa onda migratória continue aumentando nos próximos dias.
Fundo de Refugiados
De acordo com Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, todos os custos de hospedagem serão pagos através do Fundo de Refugiados da empresa, que existe há 10 anos e já ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo.
Mais do que a hospedagem, Brian disse que os ucranianos poderão contar com o auxílio e a hospitalidade dos anfitriões, que disponibilizarão suas casas para recebê-los da melhor maneira possível.
Em uma carta à imprensa, o Airbnb também prometeu “trabalhar em colaboração com os governos para melhor atender às necessidades específicas de cada país, inclusive fornecendo estadias de longo prazo”.