Sistema que identifica sinais de depressão nas redes sociais, é criado pela USP

Redação
Por Redação Deixe um comentário 2 min de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Foto: Internet

A tecnologia, desenvolvida durante a  pesquisa de doutorado realizada por Felipe Giuntini, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é capaz de avaliar a saúde mental dos usuários por meio da interpretação de textos e emoticons que são publicados nas plataforma.

O novo sistema é composto por uma série de códigos de computador (algoritmos) que foram testados para analisar o comportamento de 415 mil usuários da rede social Reddit.

Essa etapa serviu para “treinar” a tecnologia a fim de que ela determine se uma pessoa apresenta comportamentos depressivos.

Históricos de até 10 anos de postagens foram avaliados, permitindo uma preparação robusta dos algoritmos, que podem ser aplicados em qualquer rede social.

RESULTADO

Os principais resultados obtidos nas análises foram os seguintes: usuários com depressão tendem a se aproximar de quem têm o mesmo problema, comentando e interagindo, por exemplo, com posts de teor negativo.

O sistema também identificou, a partir das palavras e expressões que eram compartilhadas, os sentimentos mais presentes entre os depressivos, que foram: vergonha, culpa, tristeza e nervosismo.

Por último, foi possível observar que os usuários com o transtorno ficavam pelo menos três dias sem postar nas mídias sociais após terem compartilhado algum conteúdo que apresentava sentimentos de culpa.

Giuntini disse que o objetivo não é diagnosticar a depressão, mas ajudar a entender como o paciente se comporta.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.