Passageiros de um voo da Azul Linhas Aéreas passaram um perrengue no final da tarde desta quinta-feira (08.08), quando o avião em que viajavam teve problemas nos flaps e precisou fazer um pouso forçado.
O avião, um Airbus A320, decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas–SP, e tinha como destino o município de Sinop (480 km de Cuiabá), mas precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (capital de Mato Grosso), após o piloto identificar um problema técnico nos flaps – componentes essenciais para o controle durante decolagens e pousos.
O incidente gerou momentos de tensão entre os passageiros, que foram informados da situação pelo comandante. No entanto, a manobra de emergência foi executada com sucesso, e o avião pousou sem feridos. Em resposta à situação, as equipes de solo do aeroporto se mobilizaram rapidamente, preparando um plano de contingência para eventuais problemas.
O pouso emergencial aconteceu às 17h35 e o aeroporto de Cuiabá ficou fechado para outros pousos e decolagens até as 18h05. A aeronave da Azul foi inspecionada pelos bombeiros e rebocada da pista para o terminal. E, logo depois, a pista foi reaberta.
enquanto isso vários voos sofreram um pequeno atraso. O voo 2835, da Azul, vindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, foi alternado para Campo Grande–MS. O voo 3270 da Latam, também procedente de Guarulhos, pousou em Várzea Grande com 27 minutos de atraso e o 4239, da Azul, vindo de Campinas, atrasou 11 minutos no pouso. Dois voos da Latam, o 3413, com destino a Brasília, e o 3273, para Guarulhos, decolaram com atraso de 37 minutos e 33 minutos, respectivamente.
Os horários de voo já foram normalizados e o aeroporto da capital mato-grossense voltou a operar normalmente.
A Azul informou que está investigando a causa da falha técnica e prestando assistência aos passageiros afetados.