Empresas de ônibus de Londrina pedem R$ 41 milhões em subsídio no ano que vem

Apesar disso, vários ônibus estão circulando acima da idade máxima permitida para a frota.

Derick Fernandes
4 min de leitura
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Empresas querem subsídio, mas circulam com ônibus antigosFoto: Divulgação / CML

As empresas Londrisul e TCGL, que operam o transporte coletivo em Londrina, enviaram um ofício à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) onde pedem que em 2023 a prefeitura conceda subsídio de R$ 41 milhões para garantir o funcionamento do sistema.

Elas argumentam que esse valor servirá como um reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos referentes ainda ao ano de 2021.

A informação foi trazida a público pelo diretor de transportes da CMTU, Wilson de Jesus, durante uma sabatina na Câmara Municipal na terça-feira (18).

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Wilson de Jesus revelou que empresas querem R$ 41 milhões em subsídios – Foto: Divulgação / CML

“Esses estudos ainda não foram finalizados pela CMTU, até porque, nesse ano, diferente de 2021, houve a necessidade de colocar em prática vários projetos que estavam suspensos em razão da pandemia. Nós tínhamos vários contratos terceirizados em relação ao transporte coletivo para serem elaborados e executados, que precisam ser finalizados. Isso acabou dividindo o tempo com o estudo do reequilíbrio”, detalhou Jesus aos vereadores.

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Na sabatina, os vereadores também questionaram o cumprimento do contrato do transporte coletivo. Wilson foi à Câmara após ser convocado pela Comissão Especial dos Transportes Públicos, presidida pela vereadora Mara Boca Aberta (PROS).

A vereadora detalhou dúvidas acerca da renovação da frota. Segundo ela, os contratos não estão sendo cumpridos, e existem ônibus acima da idade máxima circulando nas regularmente nas linhas. Pelo contrato, as empresas podem ofertar veículos com no máximo 10 anos.

A CMTU esclareceu que a TCGL tem 204 ônibus, sendo 80 deles com mais de dez anos. São 55 ônibus com onze anos de circulação e outros 25 com dez anos. Wilson de Jesus disse que a companhia permitiu prorrogação da idade da frota até dezembro deste ano, por conta do cenário econômico encontrado no pós pandemia, em janeiro.

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Vereadora Mara Boca Aberta faz o convite para a sabatina – Foto: Divulgação / CML

Apesar disso, o diretor garantiu que as concessionárias apresentaram um plano de renovação da frota para 2023, prevendo substituir todos os 94 veículos antigos por ônibus novos.

Número de passageiros cresceu

Ainda durante a sabatina, Wilson comentou acerca do crescimento do número de passageiros em 2022. Segundo ele, o número de viagens mensais no transporte saltou de 1,69 milhão em janeiro, para 2,43 milhões em setembro.

O dado representa que, o nível de uso do transporte representa 90% dos deslocamentos mensais em comparação com o período anterior à pandemia.

Ele atribuiu o aumento ao subsídio de R$ 25 milhões repassados da prefeitura para as empresas em janeiro, o que reduziu a tarifa de R$ 4,25 para R$ 4

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