Alunos de escola de Londrina recebem cartas de estudantes de Portugal

As correspondências são respostas a cerca de 50 cartinhas enviadas pelos alunos de Londrina em junho do ano passado

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 1 comentário 6 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Cartinhas são respostas a correspondências enviadas por alunos da cidade em junho de 2022Foto: Vivian Honorato

Na manhã desta terça-feira (28), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero tiveram uma grata surpresa. Eles receberam cartas de alunos de Guimarães, cidade-irmã de Londrina, localizada em Portugal. As correspondências são respostas a cerca de 50 cartinhas enviadas pelos alunos de Londrina em junho de 2022. Na época em que escreveram, os estudantes estavam no 4º ano.

A ação é derivada da aproximação da cidade de Londrina com a cidade irmã portuguesa, por meio da Secretaria Municipal de Governo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Além de uma aproximação na área cultural e econômica, pensamos em desenvolver ações ligadas à Educação. Por isso, decidimos fazer uma ação que conectasse as crianças de Londrina com as de Portugal, uma vez que o idioma não é uma barreira”, explicou a responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, a ideia de trocar as cartinhas traz, para as crianças, um pouquinho do mundo lá fora. “Além de trazer informações sobre as cidades, pois as crianças relataram sobre seus municípios nas cartas, também trazem um pouco sobre o dia a dia delas, como é a escola, o que elas fazem neste ambiente. Isso é muito interessante porque traz a possibilidade de ver o mundo pelos olhos destas crianças. Agora, estamos planejando uma videoconferência com as crianças que escreveram as cartas, para aproximar ainda mais este contato”, relatou.

Ao todo, cerca de 50 cartas foram enviadas pelos alunos da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero em 2022. Todas foram respondidas pelos estudantes de Portugal e nominadas. A entrega das cartas foi feita pela equipe das Secretaria de Educação e Governo, com a participação da diretora da unidade, Cintia Alves Silva Martins. Após a entrega, cada aluno leu a sua cartinha e alguns partilharam a leitura em voz alta com os colegas.

Carta de menina ucraniana

O estudante Levi Gusmão Lima, de 10 anos, esteve entre os alunos que escreveu a carta no ano passado. Hoje, ele recebeu duas correspondências, de uma aluna de Guimarães e de uma menina ucraniana, que atualmente vive em Portugal em decorrência da guerra em seu país.

IMG24H 1200 × 650 px 2023 03 29T035802.394

Foi muito legal escrever e ler a carta e conhecer um pouco sobre outro país. Com isso eu acabei descobrindo que existem outros lugares além do Brasil. Foi também uma experiência boa conhecer pessoas de países diferentes”, disse Levi, que leu a carta nominada a ele aos seus colegas.

A carta de Loriana relata que ela se mudou para Guimarães em abril de 2022 e que vive junto de sua irmã, mãe e avó. Ela também conta que desde então já aprendeu a ler, escrever e falar em português. “Eu gosto da professora [sic] Ana Maria, porque ela é muito linda”, diz.

entrega de cartas alunos de portugal foto dayane albuquerque

Integração cultural

A diretora da escola, Cintia Alves Silva Martins, contou que a atividade envolveu duas turmas de 4º anos, que hoje são do 5º ano, com aproximadamente 50 alunos. 

A ação é muito interessante, porque despertou a curiosidade nas crianças em se comunicar com alunos de outro país. Por meio desta atividade, foram trabalhadas questões ligadas à Língua Portuguesa, como a escrita de uma carta, além dos aspectos culturais, pois eles falaram sobre como é a cidade de Londrina, contaram um pouco da história da cidade, incluindo a sua ligação com o café. Até na borda das cartas eles desenharam ramos de café”

Cintia Alves, diretora da escola

O Convénio de Amizade e Cooperação entre as cidades de Londrina e Guimarães foi assinado em 22 de abril de 1987. Em Guimarães há a Praça Londrina, localizada na Avenida de Londres.

Em julho de 2022, a Prefeitura de Londrina doou ao município de Guimarães a obra “Espaço e Movimento”, da autoria do escultor Zanzal Mattar, uma escultura em aço, com 1,90m de altura, que pode ser visitada na Praça Londrina.

IMG24H 1200 × 650 px 2023 03 29T035821.466 1
Praça Londrina, em Guimarães, Portugal – Foto: Divulgação

A obra pertencia ao acervo do Museu de Arte de Londrina e a doação teve o objetivo de reforçar os laços de amizade e de cooperação mútuos. Por outro lado, na cidade de Londrina há um monumento em homenagem à Guimarães, perto da barragem do Lago Igapó I.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
1 comentário

Acesse para Comentar.