A Ligue 1 temporada 24/25 se inicia na próxima sexta-feira (16), com o confronto entre Le Havre, que brigou contra o rebaixamento na edição passada, e PSG, atual campeão da liga francesa. Para esta temporada, o campeonato deve ter uma briga maior para ver quem leva o troféu, com pelo menos outros três times fortes na corrida pelo título. Assim, o Monaco, atual vice-campeão, o Lyon, que teve uma grande recuperação no segundo turno de 2024, e o Lille são considerados os principais adversários do PSG, que com a saída de Kylian Mbappé, chega mais enfraquecido na disputa do titulo, mesmo tratando-se do maior campeão com 12 títulos, sendo três consecutivos.
TENTATIVA DE UM CICLO MAIS CONSISTENTE
O Le Havre chega com esperanças de um campeonato mais tranquilo do que o último, onde a equipe ficou na 15ª colocação, apenas três pontos na frente do Metz, que foi para o play-off de rebaixamento. O time do noroeste francês apostou no treinador conterrâneo Didier Digard, ex-comandante do Nice. Por lá, Didier ficou variando entre o time principal, o Youth e o time B.
Para a estreia, o técnico vai poder contar com todo o elenco, sem restrições de contusões ou suspensões. Com isso, temos a provável escalação:
Desmas; Sangante, Étienne Kinkoue, Gautier Lloris e Operi; Kechta, Abdoulaye Touré e Daler Kuzyaev; Casimir, Kitala e Sabbi.
PSG E A PRESSÃO DE MANTER A HEGEMONIA
Apesar da saída do maior craque francês da atualidade, o PSG, do técnico espanhol Luis Enrique, chega para a temporada com contratações de jovens, como exemplo: João Neves e Willian Pacho. No primeiro momento, Luis Enrique não acha necessário escalar os estreantes, dando um tempo maior para adaptação aos novatos.
Para estrear em grande estilo, a provável escalação conta com os seguintes jogadores:
Donnarumma; Mukiele, Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes; Fabián Ruiz, Zaire-Emery e Vitinha; Ousmane Dembélé, Bradley Barcola e Kolo Muani.
NOVIDADE PARA OS FÃS BRASILEIROS
A novidade para os torcedores e fãs da Ligue 1 será o novo veículo de transmissão. A CazéTV adquiriu os direitos da competição até o fim da temporada 2026/27. Até a última temporada, a liga francesa tinha transmissão da ESPN, porém os principais jogos ficavam restritos ao serviço de streaming Star+. A estreia do novo direito de transmissão já é em Le Havre e PSG, na próxima sexta-feira (16), às 15h45.