Nesta quarta, o técnico Alberto Valentim tem novo encontro com o Palmeiras e busca seu segundo título pelo Athletico. As equipes se enfrentam para decidir o título da Recopa Sul-Americana, no Allianz Parque às 21h30 (horário de Brasília).
Valentim começou sua carreira na equipe paulista e tenta garantir a taça inédita para o Rubro Negro, em três meses no clube. Em 2009 o técnico pendurou suas chuteiras e entrou no staff do Athletico, após quatro anos. Depois, em 2014, foi para o Palmeiras e estreou como auxiliar técnico. Na época, Alberto substituiu Gilson Kleina, somando quatro vitórias, um empate e duas derrotas.
Logo depois, deu lugar a Ricardo Gareca que assumiu a equipe, mas este ficou por pouco tempo no comando e novamente Alberto Valentim ficava à frente do time, que foi derrotado na Copa do Brasil para o Atlético-MG. Em sequência, Dorival Júnior assumiu o comando Alviverde e ficou até o final daquele ano.
Em 2015, o até então auxiliar, bateu o Fluminense por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro, quando a equipe sofria a transição de comando entre a saída de Oswaldo de Oliveira e a chegada de Marcelo Oliveira. Durante os períodos de ausência de treinadores, por muitas trocas realizadas no Palmeiras, Valentim era quem assumia a equipe. Dessa forma, o auxiliar também comandou o time após demissão de Marcelo Oliveira.
Por fim, sua última atuação frente ao comando do Verdão, foi em 2017, quando o Cuca optou por sair do atual campeão Brasileiro e assim Valentim novamente assumia o grupo. Ficou por 11 jogos tirando o time da 4ª para 2ª colocação na tabela.
Ao todo foram 22 jogos como treinador do Palmeiras. Diante do desejo de ser técnico, como havia sido no Red Bull Bragantino, ainda no mesmo ano, Valentim decidiu deixar o clube paulista e tentar sua carreira como treinador.
Dessa forma, Alberto Valentim teve três passagens no Rubro Negro como jogador e ano passado assumiu como treinador do clube. O ex-auxiliar, chegou a substituir o ex-diretor Paulo Autuori que retornou para a função de dirigente, após assumir interinamente a equipe com a saída do ex-treinador, António Oliveira.