Na tarde desta quarta-feira (11) foi decretado a falência do time feminino do Bordeaux. O tradicional clube francês que havia declarado falência parcial em julho deste ano, agora concretizou a do seu último projeto esportivo.
O clube foi fundado em 1881, e mostrou notoriedade no cenário nacional, sendo hexacampeão do campeonato francês masculino, mas uma crise financeira, que foi agravada pelo fracasso nas negociações para venda do clube a investidores, como o Fenway Sports Group, dono do Liverpool, resultou no fim das atividades, ocasionando a rescisão dos contratos de todos os jogadores e no fechamento do centro de formação, que abrigava cerca de 70 jovens atletas.
Fundado em 2015, o Bordeaux feminino teve a terceira posição na Division 1 Féminine como o seu melhor desempenho, chegando a disputar a Champions League feminina na temporada 2020/2021, refletindo o crescimento do futebol feminino tanto no clube quanto no país.
Khadija Shaw, atacante jamaicana, foi um dos principais nomes do clube nesse curto período de existência. Shaw, também conhecida como ”Bunny”, foi artilheira da Division 1 Féminine e uma das responsáveis por levar o Bordeaux à sua melhor fase, sendo a principal goleadora da equipe.