Na tarde desta segunda-feira (28) aconteceu a premiação do Ballon D’or, organizada pela revista francesa “France Football”, conhecida principalmente pelo prêmio da bola de ouro, entregada para o melhor jogador e jogadora do ano, além de outros prêmios como o Puskas (Gol mais bonito da temporada), Kopa (Melhor sub-20), melhores clube feminino e masculino e o melhor técnico.
Mas o ganhador foi o Rodri, volante do Manchester City e da seleção espanhola, tendo a Eurocopa como o título principal na temporada. O resultado gerou opiniões polêmicas nas redes sociais.
Bola de Ouro (Masculino)
Vinícius Júnior era o favorito para ganhar o prêmio, porém a delegação do Real Madrid não compareceu na premiação, tirando a expectativas dos fãs em rever um brasileiro ganhando o prêmio novamente, com o Kaká em 2007 sendo o último brasileiro Bola de Ouro. Além de Vinícius Júnior; Jude Bellingham, Kylian Mbappé e Daniel Carvajal também disputavam o prêmio e se ausentaram da premiação.
Bola de Ouro (Feminino)
Pela 2°vez consecutiva a vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo foi Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e Seleção espanhola.
Premio Kopa
O primeiro prêmio anunciado foi o de melhor sub-20 do mundo, que foi ganho pelo espanhol Lamine Yamal, deixando para trás Savinho, Cubarsi, Zaire-Emery e outras jovens promessas.
Melhor Clube Feminino
Quem levou o prêmio de melhor clube feminino da temporada foi o Barcelona, clube treinado pelo Pere Romeu, que conquistou a tríplice levando a Champions League, La Liga e Copa da Rainha.
Melhor clube Masculino
Deixando o Bayer Leverkusen para trás, Real Madrid conquista o prêmio de melhor clube masculino, não houve nenhum representante do clube para receber o troféu.
Homenagens
A France Football homenageou a lenda alemã Franz Beckenbauer, que nos deixou no começo do ano, a família do ex-zagueiro esteve presente na cerimônia e subiu ao palco para fazer parte da homenagem, que contou com bons momentos do zagueiro, e até mesmo o alemão mostrando a voz cantando.
Prêmio Gerd Muller
O prêmio Gerd Muller é dado para o artilheiro da temporada, e teve dois vencedores, sendo eles Kylian Mbappé e Harry Kane, ambos com 44 gols. O Francês não esteve na cerimônia e não mandou representante, Harry Kane subiu ao palco e agradeceu aos companheiros e o Bayern de Munique.
Prêmio Yashin
O prêmio que define o melhor goleiro do ano foi ganho pelo Emiliano Martinez, o argentino se tornou o primeiro goleiro a conquistar o prêmio duas vezes, jogador do Aston Villa e seleção argentina conquistou a Copa América nesse ano.
Prêmio Sócrates
Buscando reconhecer momentos de Fair-play no futebol, foi criado o prêmio Sócrates, conquistado pela jogada espanhola Jennifer Hermoso, que sofreu assédio ao ser beijada pelo até então presidente da federação espanhola, Luis Rubiales.
Prêmio Johan Cruyff
Sendo um novo prêmio da premiação, o Prêmio Johan Cruyff premia o melhor técnico do ano, na modalidade do futebol feminino, a vencedora foi Emma Hayes, técnica da seleção dos Estados Unidos, campeã das Olímpiadas. A americana não coseguiu comparecer na premiação, porém gravou um vídeo agradecendo o prêmio.
No Masculino, tínhamos na disputa três grandes favoritos, sendo eles: Carlo Ancelotti, De La Fluente e Xabi Alonso, o italiano levou a disputa e conquistou seu 5° prêmio.