Em um jogo marcado por cartões, polêmicas e poucas chances claras, o Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pela Universidad de Chile, nesta noite, no Estádio Nacional de Santiago, em partida válida pela fase de grupo da Copa Libertadores. O gol da vitória chilena saiu aos 14 minutos do segundo tempo, com Di Yorio, enquanto o Alvinegro terminou o jogo com um a menos após a expulsão de Igor Jesus.
Primeiro tempo equilibrado, mas sem gols
O Botafogo controlou a posse de bola (65%) no primeiro tempo, mas não conseguiu criar grandes oportunidades. A melhor chance alvinegra veio aos 27 minutos, quando Santiago Rodríguez deixou Igor Jesus cara a cara com o goleiro Castellón, mas o atacante chutou em cima do arqueiro. A La U, por sua vez, desperdiçou uma grande chance com Altamirano, que chutou para fora em um contra-ataque perigoso.
Di Yorio decide, e Igor Jesus é expulso no fim
O segundo tempo começou com o Botafogo pressionando, mas foi a Universidad de Chile quem abriu o placar. Aos 14 minutos, em um rápido contra-ataque, Sepúlveda tocou para Nicolás Guerra, que girou e encontrou Di Yorio livre na área para bater e marcar o gol da vitória.
O jogo ficou ainda mais complicado para o Alvinegro quando Igor Jesus, que já estava amarelado, recebeu o segundo cartão amarelo (e consequentemente o vermelho) aos 50 minutos, após deixar o braço em Zaldivia. Antes disso, o atacante e Nicolás Guerra já haviam se desentendido, levando ambos a serem advertidos.
Fim de jogo turbulento
Nos minutos finais, o Botafogo tentou reagir, mas a La U administrou o resultado, segurando a bola e desperdiçando tempo. O árbitro ainda mostrou seis cartões amarelos e um vermelho no segundo tempo, em uma partida marcada por muitas interrupções e reclamações.
Ficha técnica
Universidad de Chile 1 x 0 Botafogo
Local: Estádio Nacional, Santiago (CHI)
Gol: Di Yorio (14’/2ºT)
Cartões amarelos: Patrick de Paula, Gregore, Jeffinho (BOT); Leandro Fernández, Sepúlveda, Aránguiz, Nicolás Guerra (UCH)
Cartão vermelho: Igor Jesus (BOT) – dois amarelos