Palmeiras e Grêmio se enfrentaram na noite desta sexta-feira (08) pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. O Verdão começou a rodada na vice-liderança, precisando se recuperar após a derrota contra o Corinthians, que permitiu ao Botafogo abrir uma vantagem de 6 pontos. Já o Grêmio, vindo de um empate com o Fluminense, ocupava a 11ª posição e precisava de um bom resultado para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento, o que não aconteceu.
Com a vitória, o Verdão ficou a três pontos do Botafogo, atual líder, que ainda enfrentará o Cuiabá nesta rodada e pode voltar a abrir uma vantagem de 6 pontos. Já o Grêmio permanece na 11ª posição, mas corre o risco de perder posições a depender dos resultados dos outros jogos.
Resumo da partida
A primeira etapa começou agitada para o Verdão, com Felipe Anderson tentando um cruzamento logo aos 6 minutos que quase surpreendeu o goleiro Marchesín, obrigando-o a uma defesa arriscada. No escanteio seguinte, Gustavo Gómez cabeceou com perigo, mas novamente Marchesín fez uma excelente defesa. O Grêmio criou sua primeira grande chance aos 14 minutos, quando Villasanti fez uma bela jogada individual, mas Murilo conseguiu bloquear a finalização no momento decisivo. Aos 35 minutos, Maurício chegou a balançar as redes após um bate-rebate, mas o gol foi anulado por impedimento corretamente assinalado pelo bandeirinha. Apesar de algumas boas oportunidades, ambas as equipes erraram muito no último passe, o que dificultou a criação de jogadas mais claras de gol. Nos acréscimos, aos 47 minutos, Maurício ainda tentou um chute cruzado, mas o goleiro do Palmeiras, atento, fez mais uma boa defesa, encerrando o primeiro tempo sem gols. Após o apito final do primeiro tempo, a torcida do Palmeiras, insatisfeita com o desempenho da equipe, vaiou os jogadores e entoou um coro de “Não é mole não! É muita folga e pouca obrigação!”.
O Verdão seguiu pressionando no segundo tempo, mas continuou pecando na definição das jogadas. O Grêmio, sólido na marcação, entrou em campo com o objetivo claro de pontuar. Logo aos 6 minutos, Estevão cortou para dentro e tocou para Maurício, que finalizou forte para uma boa defesa de Marchesín. Estevão e Maurício se destacavam, criando as melhores chances; aos 11 minutos, Maurício cruzou para Raphael Veiga, que cabeceou com perigo por cima do gol.
A segunda finalização do Grêmio no jogo veio aos 14 minutos, quando, após um bate-rebate na área, Edenilson tocou para Soteldo, que chutou por cima. Aos 16 minutos, a torcida palmeirense clamou por Dudu, e Abel Ferreira atendeu rapidamente, colocando Mayke, Flaco López e Dudu em campo, enquanto Felipe Anderson saiu vaiado. Aos 19 minutos, em escanteio rasteiro, a defesa do Grêmio afastou mal e a bola sobrou para Veiga, que finalizou com perigo à esquerda do gol.
O Grêmio praticamente abdicou de atacar, e o Palmeiras continuou em cima. Aos 21 minutos, após escanteio curto, Estevão cruzou e Gustavo Gómez perdeu uma grande chance, finalizando para fora na pequena área. Aos 23 minutos, uma tabela entre Estevão e Veiga terminou com um chute colocado defendido por Marchesín. No lance seguinte, Estevão arriscou da meia-lua, acertando a trave.
A pressão finalmente deu resultado aos 27 minutos, quando Dudu chutou de fora da área, Marchesín defendeu, e a bola sobrou livre para Estevão empurrar para o fundo da rede, fazendo 1 a 0. O Palmeiras seguiu dominando, com novas finalizações perigosas de Estevão e Richard Ríos, todas parando em boas defesas de Marchesín. Nos acréscimos, aos 44 minutos, Estevão puxou um contra-ataque, deixou Zé Rafael em boa posição, mas o volante desperdiçou, chutando para fora. O Grêmio se limitou a se defender e foi amplamente dominado, enquanto o Palmeiras só não ampliou o placar devido à falta de precisão nas finalizações e a as boas defesas do goleiro Marchesín.
Devido à pausa para a Data FIFA, as duas equipes só voltarão a campo no dia 20/11. O Palmeiras viajará para enfrentar o Bahia, enquanto o Grêmio jogará em casa contra o Juventude.
Ficha técnica:
Palmeiras 1×0 Grêmio
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
- Data e horário: 08/11/2024 às 21:30 (Horário de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Gols: Estevão, 28’/2°T (1-0) (PAL)
- Cartões amarelos: Murilo, Gustavo Gómez, Estevão, Richard Ríos e Mayke (PAL); Jemerson, Villasanti e Monsalve (GRE)
- Cartões vermelhos: Não houveram