Na noite deste sábado, dia 29, São Paulo e Sport se enfrentaram pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2025, o jogo foi disputado a mando do Tricolor Paulista no Morumbis. O jogo foi marcado pela volta do Sport à elite do futebol brasileiro, com primeiro tempo com pouco perigo para as duas equipes, e um segundo tempo com muito erro técnico, o jogo terminou empatado com o placar de 0 a 0.
Pênalti isolado e primeiro tempo pouco movimentado
No começo da partida, aos 2 minutos de bola rolando, Luciano foi derrubado na área por Du Queiroz, a arbitragem em campo assinalou a infração, na bola o argentino Jonathan Calleri, o camisa 9 do Tricolor, bateu muito embaixo da bola, e isolou o pênalti e mantendo o empate no placar.
A próxima finalização só foi acontecer aos 20 minutos de jogo e sem muito perigo. Wendell cobra escanteio, a zaga afasta, a bola sobra em Igor Vinicius que novamente lança a bola na área. Marcos Antônio cabeceia com direção, mas sem força, Caíque França defende sem dificuldade.
Sem Oscar e Lucas, o São Paulo sofreu muito para criar suas jogadas. Os dois são os jogadores mais criativos do setor ofensivo do Tricolor Paulista e ficaram fora do duelo por lesão. Zubeldia optou por Luciano e Calleri formando a dupla de ataque e Marcos Antonio formando o meio campo com Alisson e Luiz Gustavo, além de uma linha de 3 atrás, resultou em pouco perigo ofensivo.
Já o Sport, no primeiro tempo, fez um jogo tentando estudar a equipe do São Paulo, posicionando todos os seus jogadores atrás e tentando criar oportunidades no contra-ataque. O São Paulo ainda assustou com Sabino, que arriscou um chute de fora da área para uma boa defesa de Caíque França.
Segundo tempo mais movimentado, porém com muitos erros na finalização
O segundo tempo começou mais movimentado, Zubeldia mexeu no time tirando Sabino para a entrada do Ferreirinha, modificando o esquema com 3 zagueiros e mudando a postura dos jogadores em campo, e logo no primeiro minuto do retorno, conseguiu um escanteio. Na cobrança, a zaga do Sport afastou, na sobra o Tricolor tocou passes e encontrou Luciano invadindo a área, o camisa 10 cruzou e a bola chegou perto de Alan Franco que tentou colocar a bola no fundo das redes.
Aos oito minutos, pelo lado esquerdo, Enzo Diaz recebe de Ferreirinha e joga a bola para o meio da área, Igor Vinicius se infiltrava e chegou finalizando, o lateral pegou muito mal na bola, desperdiçando boa oportunidade de finalização. Buscando o gol, aos oito minutos, o São Paulo chegou com perigo. Luiz Gustavo recebeu de Calleri dentro da grande área, o volante finalizou com a perna esquerda e acertou a trave de Caíque França, quase abrindo o placar.
Com o jogo bem movimentado, foi a vez do Sport assustar aos 11 minutos. Leny invadiu a área pela esquerda e finalizou rasteiro, a bola passou muito perto da trave, sendo a primeira jogada perigosa do Sport no jogo. Em resposta, Calleri subiu mais alto que todo mundo em cruzamento de Marcos Antônio e conseguiu a cabeçada, Caíque França fez milagre, e o árbitro marcou falta de ataque em sequência.
Nos acréscimos, o Morumbis viveu um momento tenso, Igor Cárius tomou uma bolada na cabeça e caiu desacordado em campo, o tempo ficou parado durante uns 3 minutos e o jogador não reagiu ao atendimento, precisando ser retirado por ambulância e ser substituído por concussão. Na saída, o atleta acordou e saiu falando.
Ainda deu tempo da torcida presente do estádio vaiar o técnico Zubeldia após a entrada de Ryan Francisco nos minutos finais do jogo, como forma de manifestar a indignação pela substituição que deu pouco tempo para o cria de Cotia.
Sequência
O São Paulo viaja a Córdoba para enfrentar o Talleres na Libertadores na próxima quarta-feira. No Brasileirão, o time volta a campo contra o Atlético Mineiro em Minas Gerais e só volta a jogar no Morumbis contra o Alianza Lima no dia 10, também pela Libertadores.
O Sport terá decisão no meio de semana pelo Campeonato Pernambucano contra o Retro, o jogo será na Ilha do Retiro, o Leão precisa apenas de um empate para se sagrar campeão. No Brasileirão, enfrentará o Palmeiras no outro fim de semana também em casa, e voltará a viajar para enfrentar o Vasco no Rio de Janeiro no dia 12.