Com mais espaço na rotação do GSW, Gui Santos vem aproveitando os minutos em quadra

Venha saber como está a acensão do único brasileiro da NBA

Gustavo Fortes
3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Golden State Warriors

O Brasil tem apenas um atleta brasileiro atuando na NBA na temporada atual: é Gui Santos, um ala de 22 anos e 1,97 cm de altura. Ele começou sua carreira em 2019, aos 16 anos no Minas. Em 2018, foi se destacando e chamando a atenção no NBB. E no ano de 2022, foi draftado na pick 55, pelo Golden State Warriors.

O ala chegou em São Francisco, aos 20 anos e em seu primeiro ano no basquete americano, Gui Santos jogou pela equipe da G-League dos Warriors, o Santa Cruz Warriors. Na primeira temporada, o brasileiro não teve oportunidades e foi estrear na NBA em novembro de 2023. Desde sua estreia, ele sempre se destacou pela vontade, mas ganhava poucos minutos em quadra.

Na temporada de 2023/2024, ele estreou pela equipe principal e teve média de 8 minutos por jogo, 3.6 pontas, 2.1 rebotes e disputou 23 jogos. Em 2024, Gui participou da campanha do Brasil nas olimpíadas de Paris e se destacou por ajudar a seleção chegar na fase de mata-mata, mas foram eliminados para as estrelas do Estados Unidos.

Após a olimpíada, na temporada atual 2024/2025, os Warriors sofreram com algumas perdas no plantel, Klay Thompson e alguns jogadores se lesionaram e o brasileiro ganhou mais espaço na rotação com minutagem a mais. Gui Santos ganhou chance no quinteto inicial, sendo eleito o melhor em quadra contra o Minnesota Timberwolves.

Depois, com mais oportunidades, o brasileiro começou ter mais minutos de jogo e na partida contra o Kings bateu seu recorde de pontos, marcando 16 pontos e pegando 5 rebotes. Na partida sequinha contra o Bulls, Gui quebrou seu próprio recorde de pontos e marcou 19 e pegou 7 rebotes, chegando perto de um duplo-duplo.

Com grandes atuações, o atleta vem ganhando confiança e minutagem com o treinador Steve Kerr, principalmente por sua vontade, pegando muitos rebotes e aproveitado os minutos em quadra. Na temporada atual, Gui tem média de 12.5 minutos, 3.9 pontos, 2.8 rebotes e tem 30 jogos, sendo a temporada com maior número de jogos disputado na NBA.

Essa é um pouco da história de Gui Santos, o atleta que vem ganhando a torcida do GSW e trazendo a NBA mais próximo do brasileiro.

Compartilhe