Antes do início da partida, os ânimos entre Botafogo e Peñarol estava bastante elevado. O enredo estava traçado após toda a confusão na partida de ida, no Rio de Janeiro, onde os torcedores do Peñarol protagonizaram um verdadeiro caos na cidade maravilhosa. Porém, nem mesmo com todos os esforços dos uruguaios e até de políticos locais impediram a classificação do Fogão.
O Jogo
Com a vantagem enorme de cinco gols a seu favor, o Fogão jogou toda a responsabilidade para o time Uruguaio. O resultado no agregado fez com que o técnico Arthur Jorge poupar alguns de seus principais jogadores; Luiz Henrique, Igor Jesus e Thiago Almada entre eles, com todas essas mudanças fez o time carioca sentir bastante na parte de criação e de manter o alto desempenho que a equipe vem apresentando na atual temporada.
Com toda a pressão que o Peñarol impôs sobre o time do Botafogo, o gol virou somente uma questão de tempo. Então, aos 30′ 1T após uma atrapalhada da defesa carioca, Léo Fernández serviu Jaime Baéz, o meio-campista acertou um chutaço no ângulo direito do goleiro John, que não pôde fazer nada.
Depois das substituições no intervalo, o Fogão voltou melhor e conseguiu controlar mais as ações do Peñarol. Porém, o time uruguaio ainda tinha esperanças e foi para cima com todas as armas que tinha em seu arsenal.
Já no final do segundo tempo, o time amarelo e preto chega ao segundo gol com Baéz novamente, e outra vez com Baéz. De fora da área, o meio-campista balançou as redes e incendiou o Estádio Centenário. Contudo, o time de General Severiano chega com o balde de água fria nas esperanças uruguaias, Almada descontou para o Botafogo.
O Peñarol ainda chegaria ao terceiro gol com Facundo Batista logo no lance seguinte ao gol Alvinegro. Mas no final não valeu de muita coisa e apenas diminuiu o agregado, final do jogo, 3 a 1 Peñarol, somando as duas partidas, 6 a 3 Botafogo.
Já após o apito final do primeiro tempo, Aguerre protagonizou uma cena lamentável, o goleiro uruguaio pisou no pé do John que estava pendurado, e como o árbitro estava de frente para a cena, expulsou o arqueiro que tentou tirar o goleiro botafoguense da final com uma possível punição, mas sem sucesso.
Em Busca da Glória Eterna
Classificado para a sua primeira final onde irá enfrentar o Atlético Mineiro no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez. O Botafogo chegará com todos os jogadores a disposição e podendo até estar com o Brasileirão garantido caso consiga vencer seus confronto, sendo um deles direto contra o Palmeiras que será realizado há 4 dias antes da final.