Na noite desta quinta-feira (27), Corinthians e Palmeiras se enfrentam pelo jogo de volta da final do Campeonato Paulista 2025, na Neo Química Arena, casa do Timão na zona leste de São Paulo, às 21h35 (horário de Brasília). No jogo de ida, no Allianz Parque, o Corinthians levou a melhor e tem a vantagem por 1 gol. Yuri Alberto foi quem marcou o gol que deu a vantagem para o Timão.
Timão querendo quebrar jejum de 6 anos
O Timão iniciou o ano com moral, após conseguir escapar do rebaixamento em 2024 e ainda conseguir uma vaga para a pré-Libertadores para a temporada seguinte. Em 2025, começou muito bem, teve a melhor campanha da primeira fase do Paulistão com 27 pontos, terminando em 1º lugar do grupo A. Já na pré-Libertadores, passou no sufoco contra a Universidad Central de Venezuela na primeira fase e na segunda fase, foi eliminado para o Barcelona-EQU, após perder por 3 a 0 no Equador e não conseguir reverter o placar em casa.
Além disso, o Corinthians quer acabar com o jejum de taças, seu último título foi em 2019, onde bateu o São Paulo e foi o Campeão do Paulistão. O Timão chegou à final em 2020, porém foi derrotado para o Palmeiras nos pênaltis e ficou com a vice-colocação do Campeonato Paulista.
Provável escalação do Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez (Ryan), André Carrillo (Alex Santana) e Garro (Talles Magno); Memphis Depay e Yuri Alberto.
Verdão Pressionado
Por outro lado, o Palmeiras teve um início de ano um pouco conturbado, não fez uma boa primeira fase no Campeonato Paulista e classificou na última rodada para o mata-mata. Nas quartas de final, venceu o São Bernardo por 3 a 0 fora de casa, já na semifinal passou pelo São Paulo, vencendo por 1 a 0 no Allianz Parque. No jogo de ida da final, foi derrotado e a pressão voltou, os muros do Allianz foram pichados e, com isso, o Verdão vem bem pressionado para a decisão nesta quinta-feira.
O Verdão agora busca seu tetracampeonato paulista, apenas uma equipe conseguiu esse feito em toda a história, o Paulistano, conquistando o título estadual quatro vezes consecutivas nos anos de 1943, 1945, 1946 e 1948 (não houve campeonato em 1944).
Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Raphael Veiga; Facundo Torres (Maurício), Estêvão e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Retrospecto
Corinthians e Palmeiras já decidiram algumas finais de Campeonato Paulista, a última delas sendo em 2020, onde o Verdão levou a taça, após a decisão ficar empatada por 1 a 1 no agregado e vencer nas penalidades e ser campeão dentro do Allianz Parque. Além disso, eles se enfrentaram na final 8 vezes, em 2020, 2018, 1999, 1995, 1993, 1974, 1938 e 1936, onde o Palmeiras levou a melhor 5 vezes e o Corinthians em 3 ocasiões.
Ficha técnica
Data: 27/03 (quinta-feira)
Horário: 21h35 (horário de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Transmissão: Record (TV aberta), da Cazé TV (YouTube) e dos serviços de streaming Max, Uol Play, Play Plus, Nosso Futebol e Zapping TV.
Árbitro: Matheus Candançan