A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontecerá na manhã deste sábado, 25 de janeiro, data tradicional de aniversário da cidade de São Paulo, às 10h (horário de Brasília), na Mercado Livre Arena Pacaembu. O São Paulo buscará seu 5º título diante da equipe do Corinthians, que tentará conquistar o 12º troféu da competição e o bicampeonato consecutivo.
Como vem o Tricolor Paulista?
As crias de Cotia chegam à final novamente após 6 anos. A última decisão do São Paulo na competição foi em 2019, quando conquistaram o tetracampeonato sobre o Vasco da Gama nos pênaltis.
O São Paulo chega invicto para o confronto, com uma campanha de 8 jogos disputados até o momento, 7 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota. Confira o retrospecto da equipe:
Fase de Grupos:
- São Paulo 2 x 0 Serra Branca
- Picos 0 x 7 São Paulo
- XV de Jaú 1 x 2 São Paulo
Fase Mata-Mata:
- São Paulo 4 x 0 América (RN)
- São Paulo 1 x 0 Juventude
- Fluminense 0 (4) x (5) 0 São Paulo
- São Paulo 3 x 1 Cruzeiro
- Criciúma 1 x 2 São Paulo
O São Paulo vai a campo com força máxima, mas sofrerá um desfalque importante: o atacante Ryan Francisco, o “homem de gelo”, de 18 anos, artilheiro da competição com 10 gols marcados em 8 jogos. Ele foi suspenso após levar cartão amarelo no confronto contra o Criciúma. O técnico Allan Barcelos não contará com o jogador para a decisão deste sábado.
Provável escalação do São Paulo: João Pedro, Maik, Andrade, Lucas Loss, Felipe, Negrucci, Samuel, Alves, Ferreira e Paulinho.
Técnico: Allan Barcelos
Desfalque: Ryan Francisco (suspensão automática)
Como vem o Corinthians?
Os filhos do Terrão chegam à final da Copinha pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, superaram o Cruzeiro na decisão, conquistando o caneco com uma vitória por 1 a 0. Este ano, buscam o bicampeonato consecutivo. A campanha da base corintiana até a final teve alguns tropeços: foram 8 jogos disputados, 6 vitórias, 1 empate nas oitavas de final e 1 derrota na fase de grupos. Confira o retrospecto da equipe:
Fase de Grupos:
- Corinthians 3 x 0 Porto Velho
- Rio Branco 0 x 3 Corinthians
- Santo André 2 x 0 Corinthians
Fase Mata-Mata:
- Falcon 0 x 1 Corinthians
- Vila Nova 1 x 4 Corinthians
- Ituano 0 (4) x (5) Corinthians
- Corinthians 1 x 0 Vasco da Gama
- Grêmio 0 x 1 Corinthians
A equipe corintiana também contará com força máxima, e o elenco estará à disposição do técnico Orlando Ribeiro.
Provável escalação do Corinthians: Kauê, Pellegrin, Fernando, Garcez, Denner, Bahia, Victor Dourado, Thomas, Dieguinho, Nicollas e Gui Negão.
Técnico: Orlando Ribeiro
Confronto entre as equipes
Em decisões de Copa São Paulo de Futebol Júnior, São Paulo e Corinthians se enfrentaram em duas ocasiões. A primeira foi em 1993, quando o São Paulo venceu o Majestoso por 4 a 3 e conquistou seu primeiro título da competição. A segunda vez foi em 2004, quando o Corinthians levou a melhor, vencendo por 2 a 0 e garantindo seu 5º título da Copinha.
Transmissão
A grande decisão terá transmissão ao vivo pela TV Globo (canal aberto), SporTV (TV fechada) e Cazé TV (streaming).
Mercado Livre Arena Pacaembu
Após 5 anos, o Pacaembu volta a ser o palco da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O estádio, que passou por reformas desde 2020, com a construção de um shopping na região do antigo tobogã, foi questionado por conta de falhas estruturais, como o alagamento do campo durante a final da Taça das Favelas. No entanto, para esta partida, o local recebeu um alvará temporário, e a decisão será realizada no histórico estádio da cidade.