Na noite desta quarta-feira (5), o Santos recebeu o Botafogo-SP na Vila Belmiro, em confronto válido pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. As atenções estavam todas voltadas para a estreia de Neymar. O ídolo voltou após 12 anos na Europa e entrou no intervalo da partida, contudo, a tão aguardada vitória não veio e o Santos ainda oscila no campeonato, mas mantém a liderança do grupo B com oito pontos – um a mais que o vice-líder, Guarani.
O Jogo
Com a Vila Belmiro lotada, o Peixe se lançou ao ataque desde o início e Guilherme recebeu pela esquerda do ataque, o artilheiro do Santos no Paulistão tocou atrás para Rincón que chutou por cima do gol de João Carlos e agitou a Vila Belmiro.
Na sequência, Soteldo em seu melhor estilo partiu para cima da marcação e sofreu falta. Guilherme pegou a bola e mesmo de longe colocou no canto de João Carlos, o goleiro rubro-negro se esticou e conseguiu defender e jogar para escanteio.
Com Guilherme comandando o ataque no primeiro tempo, o camisa 11 recebeu a bola e partiu para cima da defesa do Botafogo-SP, o atacante santista tentou levar para o fundo e ao cruzar a bola bateu na mão do adversário e após conferir no VAR, o árbitro confirmou a penalidade. Tiquinho teve a oportunidade e converteu, o ex-Botafogo-RJ marcou seu primeiro com a camisa do Peixe.
Ainda no final da primeira etapa, Rincón recebeu perto da grande área e ajeitou com carinho para finalizar, porém o venezuelano não contava com o travessão que impediu um golaço. No rebote, Guilherme cabeceou nas mãos de João Carlos.
Com Neymar já em campo no segundo tempo, foi o Botafogo quem levou perigo na Vila Belmiro. Após cruzamento, a defesa do Santos afastou mal e a bola sobrou para o ataque do Pantera dentro da área, Gabriel Risso dominou e chutou, mas a bola passou com perigo no canto esquerdo de Brazão que apenas acompanhou a bola sair com perigo.
Mesmo com o Santos dominando e criando perigo principalmente com a dupla, Neymar e Guilherme, o Botafogo aproveitava os espaços cedidos pelo Alvinegro e quase empatou a partida em uma linda cavadinha de Silvinho que saiu na cara de Brazão, mas parou no travessão.
A primeira grande chance de Neymar na partida aconteceu após recuperação de Soteldo ainda no campo de ataque. O venezuelano tocou para o novo camisa 10 que partiu para cima da defesa botafoguense. Neymar limpou dois jogadores e com a perna esquerda chutou forte, mas viu João Carlos ‘voar’ para defender e impedir o primeiro do atacante nessa volta ao Peixe.
O Botafogo teve enfim a chance mais clara no confronto, em escanteio pelo lado esquerdo do ataque. Em bola cruzada na primeira trave, Alexandre de Jesus subiu mais alto que toda a defesa santista e cabeceou para o fundo das redes e empatou o confronto. Na comemoração o atleta revelado pelo Fluminense, realizou a tradicional gesto de Neymar.
Depois do empate, o Santos pressionou ainda mais o Pantera, mas sem sucesso. Apesar dos esforços de Neymar, Guilherme, Tiquinho e companhia, o empate permaneceu e deixou a noite um pouco amarga na volta para casa dos torcedores santistas.
Sequência
Com o empate, o Santos mantém a liderança do grupo B com oito pontos e tentará manter a ponta da tabela contra o Novorizontino, no sábado (8), às 16h (de Brasília), no Doutor Jorge Ismael de Biasi (Jorjão).
Já o Botafogo conquista um ponto importantíssimo dentro da Vila Belmiro, o Pantera briga contra o rebaixamento no Paulistão. Agora o time de Márcio Zanardi dará atenção para o duelo contra Velo Clube, também no sábado (8), às 16h (de Brasília), na Arena Nicnet.