BREAKING: Sauber anuncia Gabriel Bortoleto para temporada 2025

Depois de sete anos sem um piloto brasileiro no grid, Bortoleto, de apenas 20 anos é o novo refroço da Kick Sauber

Vinícius Nazza
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Gabriel Bortoleto no Pódio. - Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira o perfil oficial da Formula 1 e da Kick Sauber anunciaram o “breaking” mais esperado desde domingo pelos amantes da modalidade. Gabriel Bortoleto de apenas 20 anos foi anunciado como novo piloto da escuderia para 2025. Bortoleto será companheiro de equipe do suíço Nico Hülkenberg.

Perfil oficial da F1 anunciou a vinda do brasileiro ao grid

Desde o anúncio da aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, o grid da Formula 1 não tinha nenhum brasileiro como piloto oficial. Os apaixonados pelo automobilismo não sabiam o que era ver alguém defendendo as cores da bandeira brasileira há cerca de 7 anos.

Bortoleto estava sendo cotado para a equipe desde julho deste ano e foi tendo mais força desde o último final de semana que aconteceu o GP do Brasil. O brasileiro assumirá a vaga de Valtteri Bottas que junto com Guanyu Zhou saíra da escuderia no fim da temporada.

Bortoleto atualmente é líder da Formula 2 e campeão da Formula 3 na temporada passada. A F2 não dá acesso direto do campeão à F1, porém, os três primeiros da temporada têm acesso à superlicença, que nada mais é que a licença para pilotar na categoria principal, além de ser uma grande oportunidade das equipes aproveitarem os principais pilotos da temporada. Na F2 Gabriel é piloto da Invicta Racing e na temporada tem 2 poles e 2 vitórias.

Ao todo, já passaram 31 pilotos brasileiros no grid da F1. O último foi Pietro Fitipaldi que subistituiu Grsojean nos GP’s de Abu Dhabi e Sakhir em 2020, mas Gabriel é o primeiro piloto oficial desde a saída de Felipe Massa.

Em suas redes sociais, a McLaren, escuderia que Gabriel Bortoleto era piloto de teste, publicou um agredecimento ao piloto e desejando sorte em sua carreira.

Tudo de melhor para o futuro, Bortoleto.
Gabriel Bortoleto será dispensado do programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren ao final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira.”

O brasileiro que é assessorado por Fernando Alonso, assinou um contrato de anos com a Sauber que terá uma nova montadora a partir da temporada de 2026. A Audi assumirá as responsabilidades da escuderia.

História de Gabriel Bortoleto

Bortoleto nasceu na cidade de São Paulo em 2004. Começou sua trajetória no kart e rapidamente ganhou destaque em competições nacionais e internacionais.

Gabriel obteve conquistas significativas no kart, com performances notáveis no European Karting Championship, que proporcionaram a oportunidade de seguir uma carreira profissional.

Depois de se sobressair na Fórmula 4 Italiana, uma das principais divisões de base, Bortoleto progrediu para a Fórmula Regional Europeia by Alpine, onde competiu com pilotos de primeira linha. Na equipe R-ace GP, ele obteve vitórias e performances sólidas, estabelecendo seu nome entre os mais promissores jovens pilotos. A sua adaptação e regularidade nas corridas evidenciaram a preparação necessária para enfrentar novos obstáculos.

Em 2023, Bortoleto estreou na Fórmula 3 e foi campeão da categoria pela equipe Trident e continuou a impressionar com vitórias e desempenhos marcantes, chamando a atenção de equipes de alto nível. Em 2024 estreou na Formula 2 pela Invicta Racing, onde vêm se destacando e sendo líder do campeonato atual.

Compartilhe
Editor
Seguir:
Olá! Sou Vinícius Nazza, natural de São Paulo e tenho 20 anos de idade. Estou cursando Jornalismo, uma área pela qual sou extremamente apaixonado. Embora atualmente trabalhe com concursos públicos, dedico parte do meu tempo a trabalhos voluntários em rádios e portais de internet, onde exerço funções na área de jornalismo esportivo. Com uma modesta experiência como comentarista e repórter, estou sempre buscando aprender e crescer dentro do jornalismo esportivo. Acredito no poder da comunicação e na importância de transmitir informações precisas e envolventes para o público.
Comentar

Acesse para Comentar.