Gabriel Medina segue dominante e líder do ranking da World Surf League, o brasileiro venceu seu segundo torneio durante a perna australiana, e abriu vantagem de mais de 8.000 pontos para Italo Ferreira que está na segunda colocação.
O dia começou já na fase de semifinais, com um esperado duelo entre os melhores surfistas do mundo atualmente, Gabriel Medina versus Italo Ferreira, o duelo entre os brasileiros foi um show de surfe como esperado. Medina pegou as melhores ondas durante a bateria e com três batidas na mesma onda conseguiu uma nota 8.50 e jogou pressão em Italo, que logo em seguida descolou um 6.17 dos juízes após boas manobras, no fim Gabriel tinha a vantagem no somatório das ondas e também a prioridade, os dois brasileiros se abraçaram e assim acabou a bateria.
Na final, Medina tinha pela frente a sensação do tour esse ano, o australiano Morgan Cibilic, de apenas 21 anos. Os dois surfistas começaram errando, mas bastou alguns minutos para Gabriel atacar uma onda e fazer três boas manobras, conseguindo uma nota 7.00. Cibilic deu o troco arrancando um 7.27 dos juízes. Em seguida o mar acalmou e as ondas diminuíram, mas isso não impediu Medina de conseguir outra boa nota, o brasileiro foi para uma esquerda e destruiu, novamente fazendo três manobras fortes e contundentes, 8.50 pra ele. Morgan não conseguiu ameaçar Gabriel no restante da bateria que acabou com um somatório de 15.50 contra 7.87, resultado que consagrou Gabriel Medina como campeão do evento de Rottnest Island.
Esse foi o segundo título de Gabriel na perna australiana, o brasileiro também venceu a etapa de Narrabeen, em abril.
“Eu estava bem triste esse ano e nem queria vir para cá. Mas, minha esposa (Yasmim Brunet) falou: vamos, você está surfando, treinando, por que não está feliz? No final, foi a melhor decisão. Senti que superei as expectativas em todos os eventos aqui, e todo mundo tem dias difíceis. O importante é ser forte, que tudo tem a sua recompensa”, afirmou Medina depois do título