O final de semana de corrida começou na Bélgica, abrindo a 14ª etapa do campeonato mundial de Formula 1, a última antes da parada de férias dos pilotos, que retornarão só em 25/08, na Holanda.
A sexta feira começou basicamente sem novidades, com Max Verstappen liderando o FP1 (Free Pratice 1, ou “Treino Livre 1”) seguido por Oscar Piastri e para surpresa de muitos, Alexander Albon. Fecharam o top 10: George Russell, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Sergio Pérez, Lando Norris, Carlos Sainz e Lance Stroll.
Até o final do FP1, o que víamos era um ‘repeteco’ do campeonato, com Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes disputando na pista quem fica com a melhor na corrida. Os únicos 2 que fogem dessas 4 equipes são Albon (Williams) e Stroll (Aston Martin). A grande novidade foi anunciada somente após o treino: Verstappen e Tsunoda punidos por conta da utilização de novas peças para seus carros.
No caso do holandês, a punição foi de “apenas” 10 punições, por ter substituído o motor do carro de uma corrida pra outra – estrapolando uma das regras mais severas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Tsunoda recebeu como punição a sentença de largar em último, por ter substituído múltiplos componentes do seu carro. Verstappen afirmou em entrevistas que seria “Muito improvável ganharmos na Bélgica”, visto que a melhor posição que ele largará será em 11º (se cravar a pole) e que sua equipe passa por uma má fase no campeonato.
No TL2, foram poucas mudanças. Norris passou de 8º para 1º, Piastri se manteve em 2º e Verstappen ficou em 3º; com o top 10 se fechando com Leclerc, Sainz, Russell, Ocon, Magnussen, Perez e Hamilton. As duas surpresas são Magnussen e Ocon, que tiveram um desempenho razoável e adentraram na lista dos 10 melhores do treino.
Quem deu mais voltas foi Max Verstappen, que percorreu os 7km da pista por 26 vezes, seguido por Hamilton e Sainz, com 25 cada. A estratégia de pneus das equipes previlegiou o composto macio, por ser o considerado mais rápido na pista. Para o 3º treino livre, a estratégia adotada deve ser a mesma, partindo do ponto que os tempos tem caído volta após volta e principalmente por conta do setor 2 da pista, o mais rápido do circuito.
A cobertura completa você encontra aqui no i24, com textos sobre a qualificação e a corrida amanhã e domingo! Nos vemos daqui a pouco, até já!