McLaren’s voando baixo, Mercedes estável e Red Bull abaixo da média. Se fosse pra resumir em uma frase os dois primeiros treinos livres da etapa da Holanda do Mundial de Formula 1, essa seria a minha colocação.
Mas se você está aqui, está procurando mais do que só um resumo, não é mesmo? Então vamos um pouquinho mais a fundo. A primeira bateria de treinos livres começou as 07h30 da manhã, e não tivemos grandes destaques. Os 30 minutos iniciais foram marcaodos pela chuva, e as disputas só ficaram realmente interessantes nos últimos 15 minutos, com as equipes colocando os carros na pista ao mesmo tempo para ver quem faria o melhor tempo.
Max foi o último campeão do GP da Holanda – Imagem: Divulgação/F1
O “pole position” da vez foi Lando Norris, que anotou o tempo de 1min12.322s, a apenas 0,201s do segundo colocado, Max Verstappen. Lewis Hamilton veio logo em seguida com 0,684s de diferença. O top 10 fechou com Sainz, Russell, Albin, Hulkenberg, Magnussen e Zhou. Além dos pilotos habituais, tivemos Robert Shwartzman correndo pela Kick Sauber, analisando seu desempenho como piloto de teste – que não surtiu muito resultado, já que o garoto russo anotou somente o 16º melhor tempo. Confira a tabela dos tempos na imagem abaixo.
Resultado do TL1 – Imagem: Divulgação/F1
+Acesse nosso canal do Whatsapp
+Acesse nosso canal do Telegram
Na segunda bateria de treinos, quem levou a melhor foi Russell, piloto da Mercedes, time esse que basicamente dominou os treinos livres de hoje, anotando alguns dos melhores tempos do final de semana. A decepção do TL2 foi Carlos Sainz, que não conseguiu nada além da 19ª colocação. Ainda nessa bateria, tivemos uma bandeira vermelha causada por Magnussen em uma saída de pista sem explicação – a famosa “braçada” – e diversos erros de Checo Perez em sua Red Bull.
Em relação aos tempos, Russell fez uma volta espetacular e anotou 1min10.702s em sua melhor passada, garantindo o melhor tempo do dia (e também um recorde extra-oficial da pista). Depois dele, vieram Piastri (+ 0,061s) e Hamilton (+0,111s). O dono da casa, Max Verstappen ficou em quinto lugar, logo após a McLaren de Norris. Fechando o top10, tivemos Alonso, Tsunoda, Magnussen, Leclerc e Albon. A lista completa dos tempos você confere na imagem abaixo.
Resultado do TL2 – Imagem: Divulgação/F1
Se cabe o conselho, vale a pena ficar de olho nas McLaren’s e nas Mercedes, mas também é bom observar o jovem Alex Albon (piloto da Williams), que ficou dentro do top 10 em ambos os treinos e pode surpreender na classificação amanhã. Verstappen também deve vir com tudo para se sagrar campeão da corrida pela 4ª vez e poder comemorar com seus torcedores que lotam as arquibancadas com camisas cor de laranja.
Amanhã teremos treinos livres novamente às 06h30 da manhã e a bateria de Qualificação – dividida em 3 períodos – a partir das 11h. A corrida será realizada no domingo, às 10h, com transmissão da Band/Bandplay/Bandsports. A cobertura completa do pós-corrida você confere aqui no i24!