Ituano vence Ponte Preta e estreia com vitória no Brasileirão Série B sub-20

Partida marcou a estreia da categoria de base do clube em competições nacionais 

Murilo Godoy
7 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Marcos Ribolli/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira, a equipe do Ituano foi a Campinas visitar a Ponte Preta em jogo válido pela estreia do Brasileirão sub-20. Com gols de JP e Gui Miranda, a equipe de Itu venceu a Macaca pelo placar de 2×0.

Primeiro tempo

O Ituano começou tomando as rédeas do jogo. A Ponte Preta não conseguia sair da intermediária do campo. Com 5 minutos de total domínio da equipe visitante, o Galo conseguiu abrir o placar, logo na primeira finalização da partida. Em cruzamento na área, o camisa 11 JP subiu sozinho para escorar de cabeça pro fundo do gol: 1×0 Ituano!

Nos cinco minutos seguintes, o cenário se repetia. Mesmo atrás do placar, a Macaca não conseguia impor seu ritmo de jogo, deixando o Ituano controlar a partida. Nos 15 primeiros minutos, as 3 únicas grandes chances de gol foram da equipe visitante, que se mostrava muito mais organizada e compacta em relação a Macaca, que não conseguia nem trocar passes no chão.

A equipe do Ituano conseguia se sobressair muito pelo meio de campo, que na maioria das vezes só tinha a presença de Gustavo Telles pelo lado da Macaca. Aos 16 minutos, a Ponte finalmente teve sua primeira chance de gol. Após passe de Kauã, o meia Pedrinho apareceu livre na área para finalizar por cima do gol, por pouco a Ponte não empata.

Sobracarregado no meio de campo, o volante Gustavo Telles fazia um ótimo jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. O atleta faz parte do elenco profissional, e “desceu” ao sub-20 para participar do jogo de hoje. Enquanto Telles conseguia minimamente construir, o restante da defesa da Ponte pecava na saída de bola.

A partir dos 25 minutos, a partida começava a ficar mais equilibrada, porém, um pouco menos aberta, menos chances para os dois lados. Em lances “isolados”, o Ituano acabou tendo 3 jogadores amarelados já no 1o tempo. O volante da equipe de Itu recebeu o cartão amarelo por falta em Telles ainda na defesa da Ponte. Enquanto o camisa 9 Matheus, tocou a mão na bola de maneira proposital dentro da área.

Aos poucos a Ponte conseguia impor seu jogo, mas ainda apostando e na bola área, sem obter sucesso. Porém, a Macaca teve outras 2 grandes chances de empatar a partida. Nas jogadas ofensivas, o meia Pedrinho ficava isolado nas armações de jogo. O camisa 8 não tinha opções ao seu redor, dificultando muito o desenvolvimento das jogadas da Macaca.

A Ponte chegou a atacar em um 3-2-5 no fim do primeiro tempo. Por mais que seja uma formação muito ofensiva, não obteve resultado. Não havia ligação no meio, e a Macaca não conseguia criar suas jogadas. Quando o Ituano pressionava a saída da Ponte em linha alta, roubava a bola com tranquilidade, gerando perigosíssimas chances de gol.

E o primeiro tempo terminou assim, com o Galo merecidamente na frente do placar. Desorganizada, a equipe de Nenê Santana precisa agradecer por não ter ido ao intervalo perdendo por mais de 1 gol de diferença. O Ituano foi extremamente superior à Macaca.

Segundo tempo 

A segunda etapa começou muito truncada, sem grandes chances para nenhuma das duas equipes. Aos 16 minutos, o técnico Nenê Santana resolveu mexer na equipe. Entraram Vitinho, Matheus Fernando e Lucas Emanuel para a saída de Kauã, Ray e Nikolas.

Os primeiros 20 minutos não tiveram muitas emoções. Com a Ponte apostando nas bolas aéreas, a partida começou a ficar cada vez mais controlada pelo Ituano. A Macaca até pressionava, mas não conseguia chegar com perigo ao gol da equipe visitante.

Até que aos 32 minutos, a Ponte por pouco não empatou a partida. Após finalização de fora da área, o goleiro Mantovani rebateu e por pouco Miguel não faz no rebote.

Faltando menos de 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, Nenê decidiu tirar o volante Gustavo Telles, para a entrada do meia Julio, tratado como promessa da equipe da Ponte. O meia fez sua estreia no sub-20 da Macaca.

A equipe mandante seguia com muita dificuldade em criar jogadas pelo meio, apostando em cruzamentos na área do Ituano. Nos minutos finais, o técnico Nenê Santana decidiu adotar a mesma tática utilizada no final do primeiro tempo (2-3-5). 

Porém, em mais de erro de saída de bola da Ponte, a equipe do Itu armou um belo contra-ataque e Gui Miranda liquidou a partida: 2×0 para o Galo de Itu. 

A vitória do Ituano marca a primeira partida da história de sua categoria de base em um campeonato nacional. Já a Ponte, estreia com derrota diante de sua torcida, frustrando as expectativas geradas. 

O treinador da equipe principal Alberto Valentim estava presente no estádio para acompanhar os garotos do sub-20 da Macaca. Ao seu lado, estava João Brigatti (diretor executivo), e Edson Abobrão (auxiliar técnico). 

Os membros da comissão técnica certamente não gostaram do que viram. Jogadores como Gustavo Telles, Kaio e Pedrinho, já integram o eleição profissional para a disputa da Série C. A Ponte estreia contra o Figueirense em Florianópolis, já o Ituano tem partida decisiva e m Capivari neste final de semana. A equipe de Itu precisa vencer para garantir vaga na primeira divisão do Campeonato Paulista do ano que vem.

Compartilhe