A ex-nadadora zimbabuana Kirsty Coventry fez história ao ser eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira, durante a 144ª sessão do organismo em Costa Navarino, na Grécia. Com 41 anos, Coventry, a mais jovem entre os sete candidatos, conquistou a vitória no primeiro turno da votação, obtendo maioria absoluta.
Coventry será a primeira mulher, a primeira pessoa africana e a mais jovem a presidir o COI em seus 131 anos de história, quebrando barreiras significativas. Ela assume o cargo em junho de 2025, sucedendo Thomas Bach, que está à frente da entidade desde 2013 e se tornará Presidente Honorário.
A eleição de Coventry representa um marco importante para o COI, quebrando um histórico de nove presidentes homens. Ela recebeu 49 dos 97 votos dos membros da entidade, alcançando o número necessário para vencer em uma única rodada, conforme o regulamento do comitê.
Além de sua carreira como atleta, onde conquistou sete medalhas olímpicas (dois ouros, quatro pratas e um bronze) e títulos mundiais em piscinas longa e curta, Coventry possui uma trajetória política e administrativa notável. Ela é membro do COI, Ministra do Esporte no Zimbábue desde 2018 e foi vice-presidente da Federação Internacional de Surfe entre 2017 e 2024.