O comitê organizador da Olimpíada de Tóquio, começa a trabalhar com a possibilidade dos jogos acontecerem sem torcedores, a presença de estrangeiros nas arquibancadas já foi proibida, e agora a grande dúvida é se os próprios japoneses vão estar presentes durante o evento, a decisão antes marcada para abril, passou para julho com esperança de que a situação no país melhore.
A organização, pretende fazer todo o esforço possível para que haja um mínimo de público. Além de tentar manter em parte a atmosfera de uma competição do porte das Olimpíadas e das Paralimpíadas, o aspecto financeiro fala alto, uma vez que a venda de ingressos é parte importante da receita do evento. Tanto o Comitê quanto o governo seguem frisando que a segurança dos atletas e do povo japonês são prioridade, e medidas mais rígidas de controle foram anunciadas nesta quarta-feira.
O Japão entrou na última semana em um novo estado de emergência por conta do avanço da Covid-19 no país, com aumento de casos e mortes. O lockdown decretado na última na última sexta-feira (23) impõe que as atividades esportivas aconteçam de portas fechadas, sem torcida. Inicialmente, a fase emergencial está prevista para durar até 11 de maio, em Tóquio
As infecções por Covid-19 estão aumentando no Japão, com 4.983 novas infecções relatadas em média a cada dia. O país já teve 583.142 infecções e 10.088 mortes relacionadas ao coronavírus registradas desde o início da pandemia.