Pra iniciar sua trajetória até esse momento, ele foi revelado pelo Santos, onde também jogou com Neymar e Ganso. Ele foi campeão sul-americano e mundial pelas seleções de base do Brasil. O Alan chegou inicialmente no Internacional em 2013 quando chegou de empréstimo do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. E em 2014 conquistou o campeonato gaúcho, e na mesma temporada disputou 52 jogos e 5 gols. Sendo uma partida em destaque uma da melhores de sua primeira passagem que foi em um GreNal na final do gauchão de 2014, na qual o Internacional derrotou o Grêmio por 4 a 1. Alan entrou no segundo tempo e foi dono de uma assistência e um gol.
Ao final desse empréstimo o Inter decidiu não renova-lo, e se encerrou no inicio da temporada de 2015.
E após 11 anos ele saiu do Shakhtar Donetsk, e sua compra em definitivo foi anunciada pelo Internacional em 12 de abril de 2022, com um contrato até 2025. E logo no inicio de 2024 foi anunciado a sua renovação até dezembro de 2026.
Nessa temporada de 2024, o Inter teve a saída do meia Mauricio que foi para o Palmeiras, o jogador entregou o trono com mais jogos pelo colorado dentro do atual grupo para o Alan Patrick.
Como joga?
O meia é capitão do time, e resumindo, um jogador multitarefas;
- Articulador no meio: Quando o técnico prefere dar mais força ao setor ofensivo, Alan Patrick fica como articulador no meio, com maiores obrigações defensivas.
- Criativo e cadenciado: Alan Patrick é um jogador criativo, cadenciado e que ajuda o time.
Ele é um atleta decisivo nas construções da jogadas, ele protege a bola, e encontra os companheiros facilmente para fazer passes longos. Falando do seu pensionamento em campo, ele sempre está às costas de seus adversários e resolvendo os lances quando precisa de poucos toques, e consegue dominar muito bem mesmo com a pressão da marcação.
Como aumentou sua participação em gols?
Ele inicia seu posicionamento, atrás nas jogadas de construção para fazer o gol, e assim que recebe mais atrás realiza passes decisivos tentando encontrar um companheiro livre na área.
Sua grande qualidade técnica, intimidade com a bola e inteligência ,escolhendo a melhor opção de passe é o que define esse destaque para as jogadas do time do Internacional e vem fazendo diferença para o time em todas as partidas que joga, é um jogador que leva o nome de ser camisa 10 e capitão do time.
Alan que sofreu um estiramento do ligamento colateral medial do joelho esquerdo em julho, o time gaúcho teve que se virar por cerca de um mês sem o jogador, entretanto, desde que voltou da lesão, o atleta lidera algumas estatísticas pelo Campeonato Brasileiro.
Alan Patrick retornou aos gramados em agosto, atuando em dez jogos desde então. O meia lidera as participações em gols no Brasileirão neste período, com cinco gols e três assistências, totalizando oito ações diretas em tentos do Internacional na competição.
A vitória do Inter contra o Atlético Mineiro fez o colorado chegar à oitava vitória nos últimos 11 jogos, série que também teve 3 empates. A boa sequência de resultados permitiu ao atletas comandados pelo técnico Roger Machado entrarem na zona de classificação à Copa Libertadores da América de 2025. O Inter ocupa o 5º lugar com 52 pontos.