Nesta segunda-feira (2), o Santos anunciou a contratação de Yusupha Njie. Jogador de 30 anos, é natural de Gâmbia e chega por empréstimo ao Peixe até junho de 2025. O atacante pertence ao Al-Markhiya, do Qatar.
O gambiano, de 30 anos, começou sua carreira profissional em 2014 atuando no Real de Banjul, de Gâmbia, mas rapidamente foi transferido para o FUS Rabat, do Marrocos. O atacante permaneceu no futebol africano até 2017, quando se transferiu para o Boavista, de Portugal. A experiência no futebol português ajudou a nova contratação do Santos a aprender o básico da língua portuguesa, o que pode facilitar sua adaptação no Brasil.
Njie é filho de Alhaji Momodo Njie, um dos maiores ídolos do Sevilla, clube tradicional da Espanha. Atacante de ofício, o ídolo faleceu em 2020, aos 71 anos. O gambiano foi um dos principais negros africanos a se destacar no futebol espanhol.
A contratação de Yusupha foi considerada um achado nesta janela de transferência pela diretoria, e antes de formalizar uma proposta para o atacante, a comissão técnica avaliou e deu sinal positivo para negociar com Njie.
O africano viveu seu melhor momento na carreira até agora pelo futebol português. Pelo Boavista, foram seis temporadas, com 109 partidas e 36 gols. No Al-Markhiya, clube que detém seus direitos, Njie marcou 10 gols e deu quatro assistências em 26 partidas. Ele também tem passagem pela seleção de Gâmbia.
Com a aquisição de Yusupha, o Santos chega ao quarto reforço na temporada. Antes do africano, o Peixe já contava com o meio-campista Billy Arce, o atacante Wendel Silva e o goleiro Renan. Com a chegada dos reforços, a diretoria espera melhorar na temporada. Atualmente, o clube da Vila Belmiro é o segundo colocado e pode terminar a rodada em terceiro. Vindo de três empates consecutivos e de uma derrota, a última vitória do Peixe foi contra o Paysandu, há quase um mês.