Nesta quarta-feira (10), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o São Paulo FC da acusação de que os torcedores estariam fazendo gestos ofensivos e racistas aos torcedores do Fluminense, no jogo de 11 de junho, onde ambas as equipes empataram.
O vídeo viralizou nas redes sociais onde um torcedor com a camisa vermelha fazendo um gesto similar a um macaco, em outro um homem de camisa preta, camisa em homenagem a um dos ídolos negros do time Leônidas da Silva, Diamante Negro, é visto fazendo um gesto similar. No vídeo é possível ver o momento em que o homem faz o gesto antes de ser parado pela polícia militar.
🚨⚠️ RACISMO NO MORUMBI
Torcedor do São Paulo imita macaco em direção ao setor da torcida do Fluminense.
📽 Reproduçãopic.twitter.com/xgdA3TlW1Y
— Goleada Info (@goleada_info) July 18, 2022
Os auditores do caso entenderam ser difícil identificar que o gesto feito pelo homem é realmente racista e assim descartaram a possibilidade. Em caso de condenação, a equipe do São Paulo teria de pagar uma multa no valor de R$ 100 a R$ 100 mil, conforme o artigo 243-G, que trata da prática de ato discriminatório relacionado a preconceito, entre eles, a discriminação por cor.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!