Maior cidade do interior paranaense, com 580 mil habitantes, Londrina foi fundada em 1934 por imigrantes ingleses que adquiriram terras no norte do estado. O nome, que significa “pequena Londres”, foi dado em homenagem às suas origens, pois viram semelhanças da névoa característica da mata da região com a neblina da capital da Inglaterra.
Em pleno crescimento nos últimos anos, a cidade tem atraído novos moradores do próprio estado e de outras regiões do país. Atrações não faltam, inclusive para quem vai ao município a turismo, a exemplo do Museu Histórico de Londrina.
Ligado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), está localizado no centro da cidade, onde ocupa o prédio da antiga estação ferroviária. Construído em 1952 pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, funcionou como terminal rodoviário até 1988.
Outra obra da arquitetura, a Catedral Metropolitana, erguida em 1934, tem formato de chalé e pode ser vista de vários pontos de Londrina. Com estrutura em pedra, cimento, aço e alumínio, o prédio ganha leveza com o enorme vitral da fachada.
Para quem gosta de ir às compras, o Calçadão da Avenida Paraná é uma ótima pedida. Projetado pelo já falecido arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, o calçadão é todo feito em mosaico português. Encravado entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e Minas Gerais, é, desde a sua construção, na década de 1970, um dos principais pontos de comércio de Londrina.
A cidade tem como característica os seus amplos espaços verdes, como o Lago Igapó, considerado uma das mais belas áreas de lazer do município. Com paisagismo projeto por Burle Marx, tem um jardim com 187 espécies de plantas nativas, espalhadas por 4.500 metros de extensão.
Há também o Parque Arthur Thomas, floresta urbana localizada nas proximidades da região central de Londrina. Com uma área total de 85,47 hectares, abrigou a primeira usina hidroelétrica da cidade. Já o Jardim Botânico, uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná, tem lagos, estufas, trilhas e pistas de caminhada.
Outra área é o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo. Este ponto turístico é constituído por duas quadras, com espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Para quem quer se exercitar, a área de lazer Luigi Borghesi – Zerão tem uma pista de cooper com extensão de 1.050 metros, em formato de um grande zero. O local costuma receber manifestações artísticas, culturais e esportivas.
Com uma vasta rede hoteleira, para diversos públicos, inclusive hotéis de alto padrão, Londrina tem atraído pessoas de outros pontos do Paraná e de outros estados em busca de procedimentos holísticos, como as massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais, principalmente a tântrica. É fácil encontrar clínicas especializadas e profissionais autônomos pesquisando por termos na internet como “massagistas em Londrina”.
Massagem tântrica
As massagens sensuais também entraram no rol das tendências em todo Brasil, inclusive em Londrina, por ser uma cidade progressista e aberta a novas descobertas, especialmente no que diz respeito às massagens tailandesa, sensitive, nuru e tântrica. Neste caso, vamos nos atentar à tântrica.
A técnica é um estilo de massagem ou trabalho corporal que se baseia nos princípios do tantra, uma antiga prática espiritual originária da Ásia Central e do sudeste asiático. Na maioria das práticas modernas no Ocidente, a massagem tântrica envolve massagear e estimular todo o corpo com foco particular em áreas sensíveis como o pênis e a vulva.
Às vezes é referida simplesmente como uma massagem erótica, embora uma massagem tântrica também incorpore elementos de respiração, meditação e atenção plena e não seja necessariamente sexual. Também tem um componente espiritual e energético, em que o praticante ou doador ajuda a mover a energia do receptor por todo o corpo para promover a cura interior.
O tantra deriva das antigas tradições hindu, budista e jainista, embora a maioria do tantra ensinado e praticado no Ocidente possa ser chamada de neotantra, ou seja, uma adaptação moderna que se concentra especificamente na sexualidade sagrada em oposição aos outros elementos espirituais e religiosos do tantra tradicional.
Durante uma massagem tântrica oferecida em uma casa de massagem, clínicas especializadas ou spas pode variar muito. Em geral, envolve massagear e estimular todo corpo de uma pessoa, incluindo genitália, enquanto faz respiração, meditação e outras práticas espirituais ou trabalho energético.
Algumas formas de massagem tântrica incluem a massagem yoni (focada na vulva), a lingam (focada no pênis) e a massagem no local sagrado (também conhecido como próstata). Não deve ser confundida com masturbação. Além disso, pode ser praticada em casa com um parceiro, sendo uma maneira de introduzir uma forma de sexualidade mais lenta, intencional e íntima na vida sexual do casal.
As pessoas podem atingir o orgasmo durante uma massagem tântrica, embora este não seja o objetivo. A técnica milenar visa inclinar-se mais para o prazer, liberar bloqueios energéticos e tensão, além de conectar-se espiritualmente com outra pessoa.
Benefícios
Ajuda a quebrar rotinas em sua vida sexual – Pois ajuda o praticante a concentrar no que é bom, em vez de apenas ter um orgasmo, podendo assim descobrir novas maneiras de agradar a si mesmo e ao seu parceiro.
Conecta os parceiros – Reservar um tempo para se concentrar um no outro pode ajudar a se sentir mais próximo do parceiro. Envolve conexão, relaxamento, excitação e novidade.
Aumenta a atenção sexual – Isso ocorre porque a massagem tântrica leva a pessoa a prestar atenção consciente às suas sensações corporais, emoções e prazer sexual durante a massagem. Estudos mostram que ser mais sexualmente consciente está ligado a uma maior satisfação com seu relacionamento e sua vida sexual.
Melhora sua saúde física e emocional – Estudos revelam que casais que faziam massagens de 15 minutos, tanto o doador quanto o receptor, tinham níveis mais baixos de estresse e melhor clareza mental. Mulheres grávidas que receberam massagens de 20 minutos de seus parceiros, uma vez por semana por cerca de 10 semanas, apresentaram níveis significativamente mais baixos de sintomas de depressão e ansiedade, em comparação com seus níveis iniciais.
A massagem tântrica também pode oferecer alguns dos mesmos benefícios para a saúde de outras técnicas de massagem, incluindo melhorar a circulação, diminuir a pressão arterial e aumentar a função imunológica. Com tudo isso, é só contratar uma sessão.