Brasileiro tenta matar Cristina Kirchner na Argentina, mas arma falha

Homem chegou a puxar o gatilho, mas vice-presidente argentina saiu ilesa

Derick Fernandes
4 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Momento em que homem tenta matar KirchnerReprodução / Clarín

Um homem foi preso pela Polícia Federal da Argentina depois de tentar assassinar a vice-presidente do país Cristina Kirchner, em Buenos Aires, segundo informou a imprensa local. De acordo com o ministro da Segurança, Aníbal Fernandez, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos que vive no país.

A arma calibre 38 estava carregada com cinco balas, mas falhou na hora do disparo, e Kirchner saiu ilesa da situação. O atentado aconteceu quando a vice-presidente, que também é a presidente do Senado argentino, acenava a apoiadores em frente a sua casa, na Recoleta.

A motivação para o atentado ainda é desconhecida, disse a polícia de Buenos Aires.

No momento da tentativa de assassinato, o homem levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar. No vídeo é possível ver que ele chega a engatilhar a pistola, que falha. A PF argentina, que cuidava da segurança de Cristina, o deteve imediatamente.

Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha

Aníbal Fernandes, ministro da segurança da Argentina

O Clarín apurou que o brasileiro estava no meio de grupo de militantes kirchneristas, que desde a semana passada estão na porta do prédio onde mora a vice-presidente. Antes do atentado, pessoas ao redor notaram a movimentação estranha do homem.

Brasileiro tenta matar vice presidente da Argentina Cristina Kirchner 1 850x530 2
Vice-presidente da Argentina não foi ferida no ataque

Cristina Kirchner enfrenta um julgamento por acusação de corrupção, e conta com uma equipe de segurança de 100 policiais federais que é até então o maior esquema de segurança da história da Argentina.

Em um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, o presidente Alberto Fernández decretou feriado nacional na sexta-feira (02). “Não há chance de violência coexistir com democracia”, disse o chefe de estado argentino.

Cristina permanece viva porque, por algum motivo que ainda não foi confirmado, a arma com cinco balas não disparou mesmo com o gatilho sendo puxado

Alberto Fernández, presidente da Argentina

A associação de futebol da Argentina informou que suspendeu os jogos previstos na sexta-feira.

Suspeito

Fernando Andrés Sabag Montiel, 35, é natural de São Paulo, mas não é filho de brasileiros. Ele mora na Argentina desde 1993. Registros comerciais mostram que o homem é registrado como motorista de aplicativo, e tem um carro em seu nome.

f804x452 87154 139087 0 1
Brasileiro preso por tentativa de assassinato em Buenos Aires

O brasileiro também tem antecedentes criminais. Em 2021 ele foi advertido pela justiça argentina por porte ilegal de arma de fogo em sua casa, no bairro de La Paternal, em Buenos Aires. Nesta ocasião ele alegou que a arma era para defesa pessoal.

O Governo do Brasil disse que acompanha o caso e busca confirmais mais informações sobre o brasileiro que praticou o ataque.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe