A Londrisul retomou a circulação dos ônibus nas linhas do lote II do transporte coletivo em Londrina na noite desta sexta-feira (22). A empresa opera 35% das linhas na cidade, e estava com a circulação dos veículos paralisada devido a greve dos trabalhadores.
A greve foi motivada pelo atraso no pagamento de adiantamento salarial dos funcionários. Além da Londrisul, a TCGL, que opera 65% das linhas, e a TIL, que opera o serviço metropolitano, também ficaram paradas – e ainda permanecem.
O motivo da continuidade da paralisação na TCGL e na TIL é porque as empresas não conseguiram realizar o pagamento hoje. Já a Londrisul, por sua vez, informou mais cedo que creditaria o valor na conta dos funcionários até o fim da tarde, o que segundo informações extraoficiais, foi cumprido.
Isso permitiu que os ônibus da Londrisul voltassem a circular, enquanto os trabalhadores das outras duas empresas permaneceram de braços cruzados.
Tanto a TCGL quanto a TIL são controlados pelo mesmo grupo de empresas. Já a Londrisul é operada pelo Grupo Brasil Sul (GBS).
MULTA
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou por meio de nota que havia notificado a Londrisul e TCGL para retomada imediata do serviço de transporte coletivo.
No início da noite, o órgão encaminhou uma nova notificação para a TCGL, e que diante do descumprimento do primeiro aviso, a empresa pode ser multada de acordo com previsão em contrato. Um procedimento administrativo deve ser aberto para deliberar sobre penalização à empresa.
A diretoria da TCGL não comentou o assunto.