Uma ultramaratona terminou em tragédia na China, a corrida começou no sábado (22), e teve uma repentina mudança de tempo, com chuvas de granizo e muito frio.
A competição teve início na manhã de sábado, os atletas estavam vestindo camisetas e shorts, porém na parte montanhosa do trajeto, foram pegos de surpresa por uma tempestade de granizo, chuva congelante e vendavais, que fizeram as temperaturas despencarem para perto de 6ºC, excluindo a sensação térmica.
A corredora Mao Shuzhi, desistiu da maratona quando já tinha corrido 24km, ela decidiu voltar para não se arriscar pois já tinha experiência negativa com hipotermia.
“No início, fiquei um pouco arrependida. Pensava que poderia ser apenas uma chuva passageira, mas quando vi os fortes ventos e a chuva mais tarde, pela janela do meu quarto de hotel, senti-me tão sortuda por ter tomado essa decisão”, afirmou a atleta.
Mais de 1.200 pessoas foram enviadas para fazer o resgate dos 172 participantes, além de drones de imagens térmicas, detectores de radar e equipamentos de demolição.
21 atletas perderam suas vidas e 151 foram resgatados com segurança.