A prefeitura de Londrina anunciou hoje que vai manter a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas até 31 de outubro. O anúncio foi dado durante coletiva de imprensa com a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal, e pelo secretário de Saúde Felippe Machado.
Segundo Machado, a decisão foi baseada no cenário apresentado pela pandemia. Ele avalia que ainda não há uma queda sustentável de novos casos do coronavírus. A cidade até agora registra mais de 10 mil casos com 255 mortes.
“Até o dia 31 de outubro vamos analisar o cenário dia a dia. Até que esses números não caiam de forma sustentável, é preciso ter uma queda de, no mínimo, 21 dias seguidos, não tem como autorizar a retomada”, disse o secretário
Londrina tem ainda 9.550 pacientes curados da Covid-19. Mas a taxa de transmissibilidade continua em alta, o que não permite a retomada das atividades de forma segura. Mas mesmo com a suspensão das aulas presenciais, as atividades remotas continuam.
A secretária de educação disse que o ano letivo está valendo, e que as escolas estão atendendo de forma exclusiva os alunos que não tem conexão com a internet. A secretaria envia o material para a casa do estudante em situação de risco ou vulnerabilidade.
CURSOS
Por outro lado, se as aulas continuam suspensas, os cursos livres podem retomar as atividades. De acordo com a prefeitura, cursos livres tem curta duração, não exigem formação, envolvem poucos participantes e não acontecem diariamente.
Esses cursos geralmente são de idiomas, música, corte e costura por exemplo. As escolas devem seguir regras para oferecê-los.
- Só será permitido a alunos com mais de 12 anos.
- Máximo de 10 alunos por sala.
- Distanciamento entre alunos de no mínimo 1,5 metro.
- Somente atividades práticas serão feitas presencialmente. Questões burocráticas como mensalidades e resolução de pendências deverão ser resolvidas pela internet.
- Escolas deverão respeitar exigências sanitárias.