As prefeituras paranaenses não vão retomar as aulas presenciais, ao menos por enquanto, conforme decisão aprovada, em videoconferência, dirigentes das 19 associações regionais dos municípios do Estado.
A decisão foi comunicada pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco. Autor da proposta, ele é prefeito de Pérola. Scalco justificou a iniciativa através de três argumentos. O primeiro: preservar a saúde de alunos, pais de alunos, professores e servidores das escolas e evitar o contágio pela Covid-19.
Segundo: a necessidade de as prefeituras acatarem as recomendações do Ministério da Saúde de proteção à saúde dos grupos de risco. O terceiro argumento atrela-se à redução da atividade econômica em função do distanciamento social.
Desde marco, segundo Scalco, as prefeituras sofreram uma queda drástica das receitas, incluindo dos recursos usados para o pagamento dos salários dos professores. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Paraná tem um total de 2.064.519 alunos, dos quais 1.058.376 alunos da rede municipal (51,27%) e 1.006.143 da rede estadual (48,73%).